Somos Impulso

Os segredos do After Effects

Batemos um papo com Cassiel Weitzel, instrutor do próximo curso da Impulso!

COMPARTILHAR:

Nos dias 4 e 5 de novembro, a Impulso promove o curso “Animação em After Effects”, com Cassiel Weitzel. Com 12 horas de duração, o workshop irá abordar diferentes recursos da ferramenta na criação de diversos tipos de animações e composições para vídeo.

 

Cassiel Weitzel

Cassiel trabalha com animação há quase dez anos.

 

Cassiel é formado em Artes e Design com especialidade em TV, Cinema e Mídias Digitais, e trabalha com animação há mais de dez anos.  Em 2010, foi animador no curta “Lobo Guará e a Dama de Chapéu Vermelho”, selecionado para o 20º Anima Mundi em 2012 e vencedor do Prêmio Especial do Júri no 6º Locomotiva (Festival de Cinema de Animação de Garibaldi).

Nessa entrevista exclusiva para o blog da Impulso ele fala sobre o mercado de animação e adianta um pouquinho do que vai rolar no curso “Animação em After Effects”. Confira!

Impulso Hub: De onde surgiu seu interesse pela animação e quando você viu na área uma oportunidade profissional?

Cassiel Weitzel: Na infância assistia todo tipo de animação, dos cartoons, stopmotion, clássicos da Disney aos animes japoneses. Este mundo sempre me chamou muito a atenção, mas fui pensar em trabalhar com animação, de fato, enquanto cursava a faculdade de Artes e Design. Ao ingressar no curso, logo no segundo período, tive a oportunidade de entrar em um estágio onde tive contato com os programas Flash e o Photoshop. Ainda não era tão fácil encontrar de tudo na internet. A partir daí comecei a pesquisar mais a fundo sobre esta linguagem, fazer contato com o pessoal que trabalhava com animação, fazer oficinas e workshops de animação tradicional e stopmotion… Após o meu primeiro estágio, fui bolsista de técnicas de animação na UFJF, estando no projeto de treinamento profissional por 2 anos. Neste período eu já me preocupava em como eu faria para ingressar no mercado de trabalho, e por mais que o mercado de animação no Brasil estivesse em ascensão, trabalhar com animação tradicional ainda era algo meio nebuloso e distante para mim, pela falta de experiência e pela maioria das oportunidades estarem fora da cidade. Quase ao final do meu curso, comecei a estudar o After Effects, visando o mercado de trabalho, e deu certo. Com o conhecimento adquirido durante a faculdade de Artes e Design mais o conhecimento da ferramenta After Effects, consegui o meu primeiro emprego como Motion Designer e assim dar início a minha carreira.

IH: Há um bom mercado para profissionais que desejam trabalhar com Animação Gráfica?

CW: O profissional de Motion Design pode trabalhar como freelancer, pode trabalhar em agências de publicidade, estúdios de animação, produtoras de vídeo, estúdios de games, canais de tv, produzir para canais do youtube e instituições de ensino. Ele também pode seguir por um viés autoral e artístico. Ter um mercado de atuação diversificado e multidisciplinar, poder trabalhar de casa e com clientes de qualquer parte do mundo são pontos favoráveis da área.

IH: Geralmente, quais são as maiores dificuldades de quem está começando a aprender animação, seja no After Effects ou em outro software?

CW: Acho que, hoje em dia, o acesso a informação não é mais um problema, é possível aprender praticamente qualquer coisa com a internet, temos conteúdo gratuito e pago de ótima qualidade, assim como bastante lixo também. Talvez a grande dificuldade seja em filtrar todo este conteúdo.

IH: O que os alunos da Impulso podem esperar do seu curso?

CW: Vou mostrar na prática os principais recursos do After Effects, habilitando os alunos a começarem a desenvolver seus próprios trabalhos com gráficos animados e personagens.

IH: Deixe um recado pra galera que vai participar do curso.

CW: Será um prazer compartilhar minha experiência e meu conhecimento com vocês! Espero vocês lá!

 

E aí, já se inscreveu? As vagas para o curso “Animação em After Effects” são limitadas.

Veja toda a ementa e faça agora sua inscrição: goo.gl/PN4gm8

Nos vemos lá!

COMENTÁRIOS

  1. Dan Rocha disse:

    18 de novembro de 2016 às 02:53

    Boa noite!

    Eu estou escrevendo apenas para parabenizar o conteúdo do seu blog, parabéns.

Deixe uma resposta