Somos Impulso

Outubro Rosa: 7 Filmes sobre o Câncer de Mama

Filmes e documentários conscientizam e levantam o debate sobre a doença

COMPARTILHAR:

Outubro é o mês da conscientização sobre o câncer de mama, um dos tipos de câncer que mais afetam as mulheres em todo o mundo. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, só neste ano de 2016, surjam 57.960 novos casos da doença no Brasil. A detecção precoce é fundamental, pois aumenta as chances de tratamento e cura – por isso as campanhas de conscientização são tão importantes. Nesse aspecto, o cinema também cumpre seu papel. Há muitas obras que falam sobre o tema e contribuem para o debate e a prevenção. Veja essa lista com 7 filmes e documentários sobre o câncer de mama:

1 – Amanhã Hoje é Ontem (2016. Dir.: Daniela Zuppo)

A jornalista brasileira Daniella Zuppo retrata sua própria jornada neste documentário veiculado no Youtube, que já conta com 7 episódios até agora. Diagnosticada com câncer de mama, Daniella busca passar suas experiências, desde o diagnóstico até a fase de tratamento. A intenção é conscientizar e passar mais informações sobre a doença de uma forma mais sensível e humanizada. Assista abaixo ao primeiro episódio:

2 – Mulheres de Peito (2012. Dir.: Paula Galacini)

Inspirado no livro “Força na peruca”, de Mirela Janotti, “Mulheres de Peito” é um documentário brasileiro que fala sobre o câncer de mama a partir dos pontos de vista de 5 mulheres que tiveram a doença. Elas dão seus depoimentos e falam abertamente sobre os problemas e desafios que precisaram enfrentar. O filme conta também com entrevistas de médicos e profissionais que lidam, mesmo que indiretamente, com a doença: fabricantes de chapéus, criadores de roupas para mulheres que passaram por mastectomia e tatuadores entram nessa lista, oferecendo um amplo panorama sobre o câncer. Assista ao teaser abaixo:

3 – Aquarius  (2015. Dir.: Kléber Mendonça)

Embora seu tema não seja especificamente o câncer de mama, Aquarius traz a doença em segundo plano, em diferentes situações da trama. A personagem Clara, interpretada por Sônia Braga, passou por uma mastectomia e não reconstituiu a mama, levantando o debate sobre a questão da vaidade das mulheres que passam por esse tipo de procedimento. “A cena em que ela tira a roupa [relevando só um seio e a cicatriz de uma mastectomia] e entra no chuveiro, no cinema, é uma metáfora. Clara é muito sincera, muito firme. Não vai reconstruir alguma coisa… Por que motivo, entende? Tenho grande admiração por mulheres que sobreviveram ao câncer.” comentou a atriz, em entrevista ao El País. Veja o trailer abaixo:

4 – Ma Ma (2015. Dir.: Julio Medem)

Nesta coprodução franco-espanhola, Magda, interpretada por Penélope Cruz, é diagnosticada com câncer de mama estágio 3. Pouco tempo depois, outra notícia promete mudar ainda mais a vida da personagem: ela está grávida. Agora, parte para o desafio com o apoio de sua família, acreditando que a filha em seu ventre é capaz de ajudar em sua cura. Assista ao trailer abaixo:

5 – Why I Wore Lipstick to My Mastectomy (Lipstick) (2006. Dir.: Peter Werner)

O filme conta a história da jornalista Geralyn Lucas, que ainda jovem é diagnosticada com câncer de mama e precisa tomar uma difícil decisão: optar entre a lumpectomia, que é a  remoção da parte da mama afetada pelo câncer, ou a mastectomia, a remoção completa. Enquanto luta contra a doença, Geralyn mantém o otimismo, representado por seu batom vermelho.

Lipstick-movie-cancer-mama

6 – Já estou com saudades (Miss You Already) (2015. Dir.: Catherine Hardwicke)

As amigas de infância Jess e Milly acabaram seguindo caminhos diferentes em suas vidas. Enquanto uma construiu uma carreira de sucesso, a outra preferiu uma vida pacata ao lado do marido. Tudo começa a mudar quando Milly é diagnosticada com câncer de mama, precisando do apoio da amiga, que acaba de ficar grávida. Este é o momento em que a grande amizade entre as duas precisará dar o suporte necessário para o enfrentamento da doença. Assista ao trailer abaixo:

7 – Cinco pela cura (Five) (2011. Dir.: Alicia Keys, Demi Moore, Jennifer Aniston, Patty Jenkins e Penelope Spheeris)

Cinco pela cura foi produzido pelo canal Lifetime, dos EUA, em 2011. São 5 curtas-metragens que contam as histórias de 5 mulheres… também dirigidos por 5 mulheres diferentes: Alicia Keys, Demi Moore, Jennifer Aniston, Patty Jenkins e Penelope Spheeris. Cada curta fala sobre uma fase diferente do câncer de mama, abordando os desafios do diagnóstico ao tratamento.

Mais que entreter, o cinema mantém a sua função de levantar importantes debates na sociedade. Mostrando diferentes realidades e tocando em pontos sensíveis, preconceitos podem ser quebrados com a ajuda dos filmes. Assim, é possível aumentar o nível de conscientização e prevenção, tanto no câncer de mama quanto em outras doenças.

COMENTÁRIOS

  1. dayFC disse:

    20 de outubro de 2016 às 20:59

    Jealousy Incarnate . Série Coreana. Um dos personagens principais, homem, tem câncer de mama.

  2. Mestresabe disse:

    4 de dezembro de 2016 às 23:21

Deixe uma resposta