Animação 2D: 6 motivos para investir em vídeos nesse formato

22.02.2019
categoria BLOG

Com a ascensão dos vídeos como um formato muito efetivo para estratégias de marketing, os vídeos de animação 2D podem ser um diferencial do seu conteúdo audiovisual frente à concorrência.

Achou que animação 2D era coisa de desenho infantil? Achou errado! Vídeos de animação também são coisa de gente grande e para gente grande.

Se antes as animações eram vistas com certo receio, por remeterem à conteúdos infantis, agora a perspectiva é outra.

Com grande poder de interatividade, esse tipo de produção se tornou uma das formas mais eficientes para as marcas se comunicarem com os mais variados públicos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Video Brewery, 90% das pessoas disse que ver um vídeo foi essencial para que elas decidissem comprar o produto.

Isso, em grande parte, porque vídeos são capazes de transmitir mais credibilidade e segurança para quem compra do que apenas imagens estáticas. Em animação 2D, o poder de convencimento é ainda maior!

Por meio de linhas, cores fortes, desenhos e personagens atrativos, as animações são uma excelente alternativa para prender a atenção dos consumidores.

Sendo assim, se você ainda não investiu em vídeos de animação 2D para o seu negócio ou cliente, continue a leitura. Vamos te apresentar 6 motivos para apostar nesse formato!

1. Baixo investimento

Quer criar um conteúdo audiovisual incrível para o seu negócio, mas não dispõe de um grande orçamento disponível? Aposte em vídeos de animação 2D.

Em geral, vídeos em motion graphics são mais em conta pois exigem menos recursos, enquanto os vídeos tradicionais envolvem grande investimento de tempo produção, contratação de atores, locação e mais.

Assim sendo, a grande vantagem dos vídeos animados é que eles dispensam grande parte dessas etapas e recursos.

Muitas vezes, é necessário apenas um bom programa de criação e edição, e claro: profissionais muito qualificados. Dessa forma, o tempo de execução e os custos são reduzidos!

Animação Institucional para a marca de cosméticos Mia Make

2. Vídeos de animação 2D são mais dinâmicos

Um roteiro para vídeo de animação 2D costuma ser muito mais flexível do que um roteiro feito para a captação de imagens.

Além do mais, outro benefício dos vídeos animados está na ampla possibilidade de utilização de vetores, símbolos representativos, gráficos e outros elementos capazes de tornar a informação mais clara e concisa.

Por exemplo: sua empresa ou cliente que você atende tem um software que faz a gestão de laudos médicos.

Aposto que, muitas vezes, seu público fica confuso sobre o que exatamente esse produto faz.

Mas, você já tentou explicar por meio de um vídeo institucional animado, com gráficos, ilustrações e mais? Tenho certeza que será muito mais fácil!

Os recursos gráficos tornam a informação mais clara e compacta para quem a mensagem se destina!

Ou seja, com o os vídeos animados ou ilustrados é possível passar mensagens complexas de forma simplificada e dentro de uma sequência lógica, objetiva e atraente, disseminando conteúdos que em outros formatos seriam longos e cansativos.

Além disso, outra vantagem é a liberdade na utilização de cores, utilizando aquelas mais adequadas com a informação transmitida, a identidade da empresa, o comportamento do público e, ainda, com a psicologia das cores.

Animação para o software médico ProDoctor

3. Valorização da marca

Ao optar por um vídeo de animação 2D, é possível obter padrões visuais, personagens e outros artifícios que sejam a cara da sua empresa.

Dessa forma, o branding é fortalecido, fazendo com que sua marca seja memorável e ganhe destaque entre os clientes e possíveis consumidores.

É importante ressaltar, ainda, que um estudo feito pela empresa americana Unbounce mostrou que o uso de vídeo aumenta até 80% da taxa de conversão de uma landing page.

Além disso, o estudo mostra que esse recurso, quando animado, tem mais chances de prender a atenção do público e aumentar o tempo de permanência do usuário na página, trazendo um aumento no retorno sobre o investimento de uma da campanha.

Animação para o aplicativo de delivery das Franquias Digão Lanches

4. Mais interação

Vídeos de animação 2D são a melhor alternativa para criar conexões e estabelecer diálogo com seus possíveis clientes.

Por isso, é importante garantir com a produtora de vídeo a produção de um roteiro com o qual o público se identifique e que realmente proponha soluções para os principais problemas das pessoas (que o produto/serviço é capaz de atender, lógico!).

Em suma, a característica lúdica da animação 2D atribui aos vídeos um maior poder de penetração e, consequentemente, maiores chances de venda de produtos, serviços e conceitos.

5. Ajudam no storytelling

Você provavelmente já ouviu falar no termo storytelling. Muitos livros sobre o tema reforçam que contar uma história é comprovadamente uma forma efetiva de se conectar com o público, comunicar uma ideia e ganhar seguidores e clientes.

Isso acontece pela carga emotiva que esse tipo de estratégia de storytelling carrega.

Assim sendo, os vídeos de animação 2D facilitam a criação de uma história convincente e detalhista, já que podem simular diversos personagens e locais diferentes.

Animação para o projeto social Infinieat

6. São mais imaginativos

A produção de vídeos de animação 2D concede muito mais liberdade criativa aos produtores audiovisuais.

Com os vídeos animados, a imaginação ganha mais espaço para trabalhar. Afinal, o uso desse recurso propicia a inventividade na hora de desenvolver o trabalho, sem as limitações orçamentárias que outros tipos de produções audiovisuais geralmente acarretam.

Em resumo, investir em vídeos de animação 2D pode ser o primeiro passo para atualizar o conteúdo audiovisual do seu negócio e impulsionar suas estratégias de marketing.

Se você trabalha em um agência, considere oferecer essa solução para os seus clientes - temos certeza que o engajamento online e offline será beneficiado!

Aqui na Impulso temos o orgulho de ser uma das mais renomadas produtoras de animação 2D do Sudeste. Além disso, também trabalhamos com produção de vídeos institucionais e  comerciais.

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Escrito por:
Impulso Filmes

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