Bulha

15.03.2022
categoria BLOG

Muito bom dia, boa tarde, boa noite aos nossos amigos!

Como vocês estão?

Primeiramente, passado o carnaval, feliz ano novo! Não é mesmo?

E vamos começar o ano (pós carnaval) falando de Bulha? Pra quem não sabe ainda, este curta marca nosso retorno para as produções em cinema! Não é segredo para ninguém que nós temos um carinho imenso por essas produções. Então, bora falar sobre como tirar nossos projetos da gaveta nos deixa feliz?

Como surgiu a ideia da produção

O bairro Poço Rico, aqui em Juiz de Fora, sempre esteve muito presente na vida de um de nossos sócios: o Daniel. A relação vem desde a infância e até a primeira sede da Impulso funcionava no bairro. Além disso, algumas produções para cinema se passaram por lá como, por exemplo, o Barbante - o primeiro curta metragem autoral da Impulso - e o Primeiro Ensaio, um curta que rodou bastante por aí. Desta forma, não poderia ser diferente com o Bulha.

O filme contempla registros do fechamento da passagem de nível que dá acesso ao bairro. Nós notamos uma mobilização muito grande e decidimos acompanhar. A percepção que tivemos foi que, assim como a sociedade, o Poço Rico também estava muito dividido com a polarização política atual. E pudemos notar isso através dos grupos de WhatsApp, conversas no bairro e nas padarias. Com o fechamento da passagem, todos deixaram de lado essas diferenças e passaram a lutar para que essa passagem fosse reaberta, visto que o fechamento dela prejudicou o trânsito e a segurança do bairro.

Durante as gravações

Inicialmente, foram gravadas as imagens de protestos para reabertura das passagens. “O nosso intuito não era incluir entrevistas, depoimentos, nem narrações. Nós queríamos deixar as imagens falarem por si. Tivemos também imagens de drones mostrando o empreendimento viário que resultou no fechamento da passagem, imagens de ambientação do bairro e o restante vocês precisam assistir ao filme para saber! :)

As gravações fluíram de forma muito natural e o mais curioso é que os próprios moradores do Poço Rico entravam em contato conosco para avisar sobre as manifestações e fornecendo informações.

Ao mesmo tempo em que trabalhamos com uma realidade, precisamos ser éticos e cautelosos em relação ao que mostramos e como vamos passar uma mensagem. Por isso, leva-se tempo para montar o filme, entender sua narrativa e estudar as melhores formas de contar sua história. 

 

Impulso no cinema!

Nós gostamos muito de atender empresas, levar soluções criativas através do audiovisual e trabalhar no meio publicitário. Mas no cinema, nós conseguimos colocar em prática nossas ideias mais autorais, sem o compromisso de vender alguma coisa. Fazemos simplesmente pelo prazer de fazer arte. É muito bom pra nós poder mergulhar nesses dois nichos.

O Bulha teve sua estreia no Festival Primeiro Plano e foi selecionado para a Mostra de Cinema de Tiradentes, o primeiro festival que abre o circuito de festivais. E estamos ansiosos para os resultados dos próximos festivais inscritos! Será que vem novidade aí?

Vamos com a gente?

Enfim, que venha 2022 com muito cinema para nós! \o/

Um abraço da galera da Impulso!

Clique aqui e conheça mais um pouquinho sobre nós.

Escrito por:
Impulso Filmes

Quem leu esse artigo, leu também

Os comentários estão desativados.