Cobertura de eventos corporativos: 6 vantagens deste serviço

18.07.2019
categoria BLOG

Organizar um evento é uma excelente estratégia de negócios para as empresas. Assim, a organização consegue se aproximar do público de interesse e gerar novas experiências. Para que a ideia renda frutos ainda maiores, também é interessante pensar na cobertura de eventos corporativos

Afinal, colocar um evento em prática envolvê planejamento, investimento de tempo, dinheiro e muito mais. Por que não aproveitá-lo ao máximo para conquistar uma nova clientela e consolidar sua marca?

Assim sendo, o uso do vídeo é uma excelente possibilidade para registrar tudo o que acontece na data. 

Além da transmissão de eventos corporativos, o vídeo eterniza todo o conteúdo e é uma excelente ferramenta de convencimento do público caso haja edições futuras do mesmo evento.

Se você já realizou cursos, workshops e outros eventos na sua empresa, ou ainda vai realizar, nós te apresentamos 6 motivos para investir na filmagem de eventos corporativos. Confira!

Motivos para investir na cobertura de eventos corporativos

1. No telão e na internet - ampliando barreiras físicas

Uma das principais frustrações de organizadores de eventos, congressos e encontros é quando a oportunidade é um sucesso, mas as vagas se esgotam por conta do espaço e muita gente fica de fora.

Com a cobertura de eventos corporativos, a audiência não é limitada pelo espaço físico de um auditório.

Isso porque a filmagem de eventos corporativos possibilita a transmissão simultânea do evento em telões, bem como em formato de live na internet.

Dessa forma, além de consolidar a sua marca e transmitir conteúdo para os participantes presenciais, o conteúdo ultrapassa barreiras e sua marca conquista ainda mais pessoas.

Cobertura de evento corporativo da Campe Empresarial, evento de negócios e empreendedorismo organizado pela Campe Consultoria Jr

2. Registro completo

A cobertura de eventos corporativos serve não apenas para a transmissão ao vivo, mas para o registro completo do curso, das palestras e mais.

Dessa forma, é possível disponibilizar o conteúdo posteriormente em plataformas online ou até mesmo vender algumas das palestras gravadas.

Além disso, a cobertura de eventos corporativos permite que a realização tome formato de portfólio

Assim, em caso de eventos futuros e novas edições, você pode usar o vídeo do primeiro para comprovar a qualidade da iniciativa e captar patrocinadores.

O TEDx Morro do Imperador foi a primeira edição do TEDx realizada em Juiz de Fora - MG e contou com a cobertura de eventos da Impulso

3. Aproveitamento do conteúdo nas redes sociais

Além de registrar e transmitir ao vivo, a cobertura de eventos corporativos permite que, posteriormente, seja aproveitado também nas redes sociais.

As palestras, workshops e dicas podem ser divididas em pílulas de conteúdo, publicadas ocasionalmente nas redes sociais da sua marca.

Isso ajuda a manter o público em contato com a marca e seus serviços, mesmo após a passagem do mesmo.

Lembrando que, segundo dados do Buzzsumo, conteúdos em vídeo tem conseguido gerar muito mais engajamento (likes e shares) do que aqueles que tem só texto, links ou imagens.

No Twitter, por exemplo, segundo uma pesquisa da própria rede, 80% dos usuários já assiste vídeos e esses conteúdos podem gerar mais do que o dobro de engajamento se comparados a apenas textos ou imagens. 

Cobertura de uma palestra específica do TEDx Rua Halfeld, com a palestrante Dani Suzuki

4. Aftermovie e destaques

Uma tendência seguida pela maioria dos grandes festivais e eventos no mundo todo é a criação dos chamados aftermovies

Esse tipo de vídeo faz uma espécie de compilação de como foi o evento, destacando:

  • os melhores momentos;
  • as atrações mais marcantes;
  • a empolgação do público;
  • entrevistas com palestrantes;

Dessa forma, a cobertura de eventos corporativos permite, além da transmissão, a construção de material rico com entrevistas, destaques dos melhores momentos, além de coleta de opinião dos convidados/congressistas. 

Isso, é claro, chama a atenção de possíveis patrocinadores e apoiadores, além de conquistar pessoas para participarem de edições futuras.

Aftermovie com os highlights da 13ª Convenção de Alunos e Famílias Ismart RJ

5. Displays internos

Além da filmagem e transmissão de eventos corporativos, as produtoras de vídeo especializadas nesse serviço também podem oferecer vídeos de display.

Você pode usar os vídeos em displays internos dentro do evento como forma de promoção de calendários de atividades e programação.

Os vídeos de display podem ser feitos por meio de animação 2D ou até mesmo com o compilado de imagens do evento anterior em background.

6. Efeito multiplicador

O efeito multiplicador de um evento é possível pela combinação entre cobertura de eventos corporativos e internet.

Isso porque, por meio da transmissão ao vivo ou no caso dos aftermovies, os palestrantes e participantes compartilham de forma orgânica o vídeo nas redes sociais.

Isso representa mais buzz e visibilidade para a sua marca de forma totalmente espontânea, atingindo ainda mais pessoas.

Teaser produzido pela Impulso sobre o 11º Encontro Ismart com Educadores do RJ 

E quais formatos podem ser usados na cobertura de eventos corporativos?

Ao longo da lista de vantagens da cobertura de eventos corporativos, citamos alguns formatos usados. 

Mas, se ainda não ficou claro para você, elencamos alguns dos principais formatos aproveitados pelas empresas. Confira!

Cobertura ao vivo

A transmissão ao vivo é uma possibilidade para aumentar a integração e a interatividade, além de romper as barreiras físicas.

Portanto, um dos formatos surge como cobertura ao vivo, com tudo o que acontece em tempo real.

Essa é uma alternativa que faz com que outras pessoas se sintam parte do evento, mesmo à distância. Também pode ser complementada por outros formatos após a realização.

Entrevistas

As entrevistas são um dos formatos possível e podem ser feitas com participantes, organizadores e até pessoas da própria empresa. 

Com uma pegada jornalística e informativa, é uma ótima maneira de esclarecer ou apresentar a temática do evento e das palestras.

Além disso, é uma alternativa para coletar feedbacks sobre o evento e incluir elogios no aftermovie.

Resumo/aftermovie

O vídeo também é uma estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, os negócios usam os vídeos para se comunicar com os clientes e para consolidar a autoridade de marca.

Para quem usa esse recurso, uma possibilidade é que a cobertura de eventos seja feita no formato de resumos. 

Na publicação, os visitantes poderão conhecer tudo o que aconteceu durante a realização, além de ouvir comentários e ter mais um gostinho do conhecimento dos palestrantes.

Pílulas para redes sociais

Como falado anteriormente, o vídeo total de cobertura do seu evento pode ser dividido em pílulas de conhecimento para redes sociais.

Porém, é preciso ter o formato adequado para chamar a atenção e prender o interesse dos usuários. 

Nesse caso, o melhor é editar vídeos curtos e com elementos que saltam aos olhos do público.

Teaser

O grande vídeo da cobertura de eventos corporativos pode ser transformado em um teaser de anúncio da nova edição do mesmo evento.

Em suma, esse tipo de vídeo serve para mostrar como o evento é importante, como as últimas edições conquistaram um público grande e para convencer o espectador de que ele não pode perder a próxima edição. 

Por fim, lembre-se de que o evento acaba, mas as impressões e a satisfação ficam. Logo, a cobertura de eventos corporativos permite que o evento seja repercutido além do dia da sua realização, gerando mais autoridade para a marca, principalmente por meio das redes sociais. 

Entretanto, a cobertura de um evento, para ser bem-sucedida, necessita de profissionais que dominam o assunto. Pense nisso!

Por isso, não deixe de contratar uma produtora de vídeo especializada neste serviço!

Aqui na Impulso, além de trabalhar com produção de vídeos institucionais, comerciais, animação 2D, também atuamos na cobertura de eventos corporativos.

Se você está procurando uma boa produtora de vídeo para fazer a filmagem de eventos corporativos, conheça o nosso portfólio e solicite um orçamento!

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impulso
Escrito por:
Impulso Filmes

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