Como fazer live no Youtube? Dicas para uma transmissão ao vivo profissional

20.05.2020
categoria BLOG

Como fazer live no Youtube é uma dúvida que tem surgido na cabeça de diversas pessoas. Afinal, inúmeros perfis estão realizando as transmissões ao vivo pela plataforma. 

As lives têm sido um recurso muito utilizado para fortalecer a comunicação entre marcas, empresas e artistas, com seu público.

Desde as mais básicas até as mais elaboradas, uma transmissão ao vivo requer atenção a detalhes importantes para evitar falhas durante a exibição.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com dicas sobre como fazer uma live no youtube de maneira profissional, e por que se dedicar a este recurso pode ser uma alternativa interessante para a sua marca durante o distanciamento social.

Por que fazer uma live no Youtube?

No período de quarentena, as lives tornaram-se a principal tendência do mundo dos vídeos. E dentre tantos meios de transmissão o YouTube continua sendo um dos melhores canais para realizar transmissões. 

A seguir, listamos 4 bons motivos para você considerar a ideia de investir na transmissão ao vivo no YouTube.

Aproximação e interação com o público

A transmissão ao vivo faz o público se conectar de uma forma verdadeira com a marca.

Afinal, são pessoas “reais” conversando com o espectador e sem edições.

Além disso, é possível interagir em tempo real por meio da caixa de comentários, responder a dúvidas e sugestões, estreitando este relacionamento.

Com isso, há uma melhora na experiência do público e a marca ganha credibilidade e reconhecimento. 

Engajamento

Atualmente, os vídeos estão entre os conteúdos com maior engajamento no mundo digital.

Afinal, um bom conteúdo ao vivo pode estimular as pessoas, não apenas a interagirem na live, mas também a acompanhar suas futuras transmissões e indicar para amigos, familiares, colegas de trabalho etc.

Mais audiência para seus conteúdos

Os eventos presenciais tem uma grande desvantagem em comparação as lives: a limitação de espaço e tempo.

Desta forma, muitos interessados acabam perdendo a oportunidade, seja por conflito de agendas ou pela lotação do evento.

A transmissão ao vivo possibilita que seu evento seja visto por um número muito maior de pessoas e de qualquer localidade.

Além disso, você pode disponibilizar a live no seu canal nas redes sociais após a transmissão.

Ou seja, as pessoas podem assistir seu conteúdo quando preferirem, mesmo após a transmissão ao vivo.

Baixo Custo e Facilidade

Quem nunca realizou uma live no Youtube pode se sentir inseguro, acreditando que é um processo complexo e de alto custo.

Mas a realidade é outra. Fazer uma transmissão ao vivo no YouTube é um processo simples e gratuito que não exige muitos conhecimentos técnicos.

Dessa maneira, sem investir muito, o seu negócio tem acesso a uma poderosa ferramenta para atrair e engajar seguidores.

 

Como fazer live no Youtube com qualidade?

A transmissão ao vivo pode ser realizada de formas simples, através da câmera do celular ou uma webcam.

Mas para transmissões profissionais é preciso mais.

A qualidade do som, da imagem e da conexão com a internet fazem toda a diferença em eventos profissionais como shows, palestras, eventos esportivos, cursos, entre outros.

O investimento em uma produção especializada em live streaming irá lhe assegurar a melhor experiência possível para os espectadores.

Por isso, preparamos essas dicas simples para melhorar a experiência da sua live.

Tenha um planejamento

Esse é o primeiro passo de como fazer uma live no youtube profissional e de qualidade.

Portanto, inicie traçando todo o cenário previsto.

A disponibilidade de internet, a quantidade de câmeras que serão necessárias, o tempo de duração, a iluminação do local, a estrutura do espaço e até a disponibilidade de tomadas o suficiente para os equipamentos.

O exercício é imaginar como seria a transmissão ideal  que você pretende realizar.

Com isso em mente, fica muito mais fácil organizar a estrutura técnica e montar um guia para a live, o roteiro. 

Crie um roteiro

Lembre-se: a transmissão ao vivo, não tem como ser interrompida e editada posteriormente. 

Portanto o roteiro, mesmo que em forma de tópicos, será de extrema importância para nortear sua apresentação e evitar os famosos "brancos" ou gaguejos.

Além disso, o script auxilia também os organizadores e a equipe responsável por realizar a transmissão. 

Fica muito mais fácil planejar como transmitir o evento quando você já tem uma ideia do que será gravado e em qual momento.

Escolha dos equipamentos 

Até mesmo as lives mais simples precisam de equipamentos básicos para serem realizadas de forma criteriosa. São eles: 

  • Câmera - é preciso avaliar se haverá mais de um ângulo durante a transmissão ou se uma câmera só é o suficiente.
  • Microfone - é importante para evitar ruídos durante a exibição da live. A escolha depende apenas do que se encaixa melhor na sua transmissão e na sua verba. 
  • Placas de captura de áudio e vídeo - são os equipamentos que irão captar os sinais da câmera e do microfone e convertê-los em formatos digitais.
  • Encoder ou codificador - é um software (externo ou web) que conecta os sinais das placas de captura ao servidor da plataforma para realizar a transmissão. 

A plataforma faz a diferença

A escolha da plataforma onde será exibida a live envolve, além dos recursos oferecidos por cada uma, a imagem que você quer passar quando alguém acessar sua transmissão.

Redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube são as opções mais utilizadas, principalmente por serem gratuitas.

Além disso, elas já estão inseridas em sua página ou canal e são exibidas diretamente ao seu público.

Já o Facebook e Instagram têm menos recursos, se comparados ao Youtube.

Mas cada plataforma é mais recomendada de acordo com os objetivos da marca. Avalie qual se adequa melhor às suas necessidades.

 

Em resumo, as lives também são uma excelente alternativa para conquistar potenciais clientes por meio de conteúdo de qualidade.

As transmissões são aliadas importantíssimas na consolidação da sua marca, principalmente nesse momento. 

Vamos fazer uma live juntos? Mesmo trabalhando de home office, estamos dispostos a te ajudar na produção da sua transmissão ao vivo

Se você está procurando uma boa produtora de vídeo para te ajudar neste período de crise, conheça o nosso portfólio e peça um orçamento!

Escrito por:
Impulso Filmes

Quem leu esse artigo, leu também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *