Ensino a distância com vídeos: grave aulas online para o seu negócio

19.12.2019
categoria Sem categoria

O ensino a distância com vídeos já é uma realidade na vidas dos brasileiros que desejam se capacitar. 

Seja para graduações ou cursos online sobre qualquer tema, a procura é alta e as empresas que trabalham com educação ou treinamentos precisam se adaptar.

Para se ter uma ideia, o número de vagas ofertadas no ensino superior a distância no Brasil em 2018 superou as do ensino superior presencial pela primeira vez na história. 

A tendência de crescimento na educação a distância já era observada no Censo de Educação Superior de 2017, quando o número de matrículas em cursos dessa modalidade teve um crescimento de 18% em comparação com o ano anterior. 

Ao mesmo tempo, cresce o número de plataformas online de ensino a distância com vídeos, como a Hotmart e a Coursera, que conectam diversos professores, empresas e profissionais que desejam atualizar seu conhecimento em qualquer assunto. 

O ensino a distância com vídeos é uma oportunidade que deve ser aproveitada por profissionais e empresas que têm um conhecimento valioso para comercializar.

Se este é o seu caso, este artigo aqui é para você. Entenda por que você deve investir no ensino a distância com vídeos!

A importância e as vantagens do ensino a distância com vídeos

A importância do ensino a distância com vídeos está na possibilidade de criar aulas definitivas.

Além de ficarem registradas, as aulas contam com recursos multimídias, para assistir na hora, lugar e quantas vezes quiser.

Isso, é claro, apresenta um potencial gigantesco de revolucionar a vida de bilhões de pessoas, na medida em que possibilita o amplo acesso à capacitação, enquanto reduz os custos.

Assim sendo, podemos apresentar 6 vantagens muito claras do ensino a distância com vídeos:

1. Flexibilidade

As videoaulas podem ser assistidas de qualquer lugar, não exigindo do aluno sua presença na instituição de ensino. 

Para aqueles que não têm essa disponibilidade, isso pode ser um grande benefício.

Afinal, o horário é mais um ponto que diferencia a modalidade de cursos a distância do estilo tradicional de educação. 

Se você usufrui de um curso por meio de videoaulas, não existe um horário fixo de aula, pois o foco está na flexibilidade e nos objetivos de aprendizado.

Com a oportunidade de fazer seus próprios horários, o aluno tem a chance de montar seu cronograma de estudos conforme sua disponibilidade diária.

2. Mobilidade

Outro obstáculo que o ensino a distância com vídeos ajudou a superar foram as fronteiras, já que não é preciso estar presencialmente em determinado local para assistir a uma aula.

Afinal, o deslocamento diário, seja do trabalho ou de casa para a escola, requer uma quantidade significativa de dinheiro para arcar com os gastos de combustível, passagens de transportes públicos e alimentação. 

Dessa forma, não importa quão longe a instituição de ensino esteja localizada do seu local de trabalho ou de sua casa, com o ensino a distância com vídeos o aluno poderá aprender mesmo assim. 

Na realidade corporativa, a mobilidade do ensino a distância com vídeos favorece cursos e treinamentos em outra cidade ou mesmo outro país ou empresas que possuam operação nacional ou multinacional.

3. Mais economia para as empresas

O ensino a distância com vídeos fica mais barato para a empresa que produz e disponibiliza as aulas, devido à escala e à perenidade do material. 

Ao contratar funcionários novos na sua empresa, o treinamento de compliance poderia exigir o aluguel de uma sala, contratação de professor e mais. Isso é, certamente, muito mais caro do que só disponibilizar as videoaulas! 

4. O ensino a distância com vídeos gera mais interatividade

O ensino a distância com vídeos pode não ter o famoso “cara a cara” entre instrutor e aluno, mas compensa pela interatividade.

Hoje é possível criar vídeos extremamente interativos e criativos, que mesclam as tradicionais aulas em vídeo com:

  • quizzes;
  • perguntas de opinião;
  • gráficos animados.

Assim sendo, em vez de simplesmente reproduzirem as aulas gravadas de um professor, alguns vídeos podem ser produzidos com os mais diversos recursos tecnológicos.

Animações, efeitos visuais e sonoros, gifs ou a exibição de palestras online são alguns dos recursos que fogem do senso comum.

5. O ensino a distância com vídeos permite a personalização do aprendizado

O ensino a distância com vídeos também permite a personalização do aprendizado. É possível que cada pessoa aprenda no seu próprio ritmo.

Já em uma sala de aula, por exemplo, quando todos estão sendo ensinados juntos, muitas vezes é difícil acompanhar o nível de entendimento e prestar esclarecimentos completos para todos os alunos. 

Por meio dos vídeos, o estudante pode dar pausas na tela para fazer anotações sem pressa, assistir um trecho da aula quantas vezes for preciso ou até mesmo rever todo o curso sem constrangimentos. 

Outro ponto que merece destaque é que, por meio das videoaulas, os alunos recebem todo o conteúdo de trabalho com antecedência, conseguindo se planejar melhor.

6. Conciliação com estudo e trabalho

Hoje, as empresas não querem apenas colaboradores que reproduzem o conhecimento técnico que eles já têm.

Os empregadores buscam por profissionais que têm interesse em estudar e se capacitar constantemente para desenvolver suas habilidades.

O uso de videoaulas oferece aos colaboradores de uma empresa total flexibilidade para escolher os horários de aprendizado

Assim sendo, o ensino a distância não entrará em conflito com os horários de trabalho e nem mesmo prejudicará o desempenho das funções diárias do profissional.

Os treinamentos presenciais roubam um tempo precioso dos funcionários, que têm de parar todas as suas atividades para participar das reuniões.

Por que vídeos são tão usados para o ensino?

Agora é hora de a gente falar do nosso lado da história: os vídeos. Nós temos vários dos motivos que fazem dos vídeos o melhor formato digital para o conteúdo da sua empresa. Entenda! 

Melhor desempenho

De acordo com uma pesquisa realizada pela Cisco, a previsão é de que em 2020, 82% de todo o tráfego da internet seja gerado por vídeos.

Além disso, os vídeos têm melhor desempenho em redes sociais. De acordo com mais um dado do Buzzsumo, conteúdos em vídeo no Facebook tem conseguido gerar muito mais engajamento (likes e shares) do que aqueles que tem só texto, links ou imagens. 

Dessa forma, o formato em vídeo aumenta o entendimento das pessoas e também está associado a um elevado nível de lembrança sobre o conteúdo.

As pessoas gostam de vídeos

Você sabia que 24% dos brasileiros já são light TV viewers?

Isso quer dizer que eles dedicam 50% do seu tempo a assistir vídeos na TV e 50% a assistir vídeos na web.

Logo, se você não investe em vídeos, segundo o Google, pode estar correndo o risco de não se comunicar com uma parcela bem grande da população — cerca de 30 milhões — que já divide seu tempo entre a TV e os conteúdos na internet. 

Outro dado da Forrester Research mostra que 75% dos colaboradores e executivos em geral estão muito mais propensos a ver um vídeo do que ler apenas texto

Dessa forma, seja para o lazer ou para o estudo, os vídeos já são uma das ferramentas favoritas do público para absorver conteúdo.

Ensino a distância com vídeos é mais viável financeiramente

Reforçamos que o ensino a distância com vídeos é uma opção extremamente viável se comparada aos custos de aulas presenciais.

Afinal, aulas gravadas são reproduzidas em escala, reduzindo os custos unitários ou de turmas, principalmente quando se leva em conta um prazo maior de utilização. 

Este ponto é extremamente útil para empresas com alta rotatividade de funcionários e/ou que precisam atualizar os conhecimentos da equipe constantemente.

Em suma, são muitas as que o EaD pode oferecer para sua empresa ou instituição de ensino. Nós escrevemos um artigo especial que dá dicas para produzir videoaulas. Não deixe de conferir!

Por fim, aqui na Impulso, além de trabalhar com produção de vídeos institucionais, comerciais, animação 2D, também te ajudamos com ensino a distância com vídeos.

Se você está procurando uma boa produtora de vídeo para impulsionar o EAD no seu negócio, conheça o nosso portfólio e solicite um orçamento!

Escrito por:
Impulso Filmes

Quem leu esse artigo, leu também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *