Estética TikTok e Reels: como e por que utilizá-la nos seus vídeos?

08.09.2020
categoria BLOG

Durante o distanciamento social com certeza você se deparou com um vídeo curto, geralmente com coreografias, desafios ou o uso de filtros por meio de uma linguagem divertida. Se sim, você já conhece a estética TikTok e, do seu "recente" concorrente, o Reels.

Para quem ainda não está familiarizado com essas redes sociais, o TikTok e o Reels funcionam como uma ferramenta focada na produção de pequenos vídeos

O usuário pode gravar o vídeo e editá-lo, inserindo efeitos diversos e ainda acrescentando um fundo sonoro à gravação.

Ainda não conhece tão bem essas ferramentas e a sua linguagem? Listamos neste artigo como é a estética dos vídeos no TikTok e no Reels e porque utilizá-los pode beneficiar seu negócio.

TikTok

O TikTok é um aplicativo focado na produção de pequenos vídeos, disponível para Android e iPhone (iOS).

Ele é destinado à publicação de vídeos com dublagens de músicas, conversas ou trechos de humor, mas possui formato de rede social, possibilitando interação com as publicações e também com os seguidores.

Reels

O Reels é uma função dentro do Instagram que permite criar vídeos criativos de até 15 segundos. Projetada para concorrer diretamente com o TikTok, a ferramenta é uma evolução do Cenas.

Assim como o seu concorrente, os usuários podem criar e editar vídeos, bem como subir um vídeo da galeria para compor o filme. Os criadores podem, ainda, adicionar música e filtros aos vídeos.

 

Estética TikTok e Reels

Os vídeos geralmente são marcados por danças e desafios e tem ganhado cada vez mais espaço dentro do mundo pop, democratizando o conteúdo para outros públicos.

De acordo com matéria da Folha, alguns dos grandes ganhadores do Grammy 2020 fizeram sucesso primeiro no TikTok.

Além disso, o fenômeno das ferramentas entre os jovens, vem abrindo espaço para a criação de conteúdo também entre o público mais velho.

Conheça melhor a estética presente nos vídeos do TikTok e do Reels:

Batida Marcante

Ao pensar em um vídeo para as ferramentas, a primeira dica é selecionar uma música ou som que tenham batidas marcantes.

Além de já fazer parte da linguagem dessas novas redes, as marcações possibilitam maior liberdade criativa e corporal durante os vídeos.

Trecho Esperto

As músicas são um dos principais meios de conteúdo no TikTok e no Reels, elas são utilizadas em coreografias e dublagens, montagens, pegadinhas, desafios.

Um "trecho esperto" com facilidade para utilizar em vídeos engraçados, memes do momento ou um hit que não sai da cabeça das pessoas, é ideal para viralizar nestes canais.

Coreografia e Dublagem

Junto as músicas, as coreografias e dublagens ganharam um grande espaço entre os conteúdos destas ferramentas.

Diferente do que estamos habituados ver em videoclipes, a estética TikTok das coreografias é mais focada nos movimentos dos braços, porque a câmera está mais próxima do criador de conteúdo.

Desafios

Falando nas coreografias, chegamos a um dos pontos mais fortes dessas ferramentas: os desafios.

Entre "challenges" de dança, imitar uma imagem e muitos outros, um dos desafios mais conhecidos e virais dentro das plataformas é o #DontRushChallenge.

O desafio consiste na troca de produtos à distância entre os participantes e, em seguida, eles aparecem com um visual totalmente transformado.

A ideia partiu de oito mulheres em diversas partes do mundo, como Serra Leoa, Nigéria e Congo, todas em quarentena contra o novo coronavírus. Confira aqui o vídeo que originou o #DontRushChallenge!

 

Por que utilizar a estética TikTok e o Reels?

Além de todos os dados de audiência e números de usuários, aderir a estética Tik Tok em suas estratégias é uma adequação ao consumo de conteúdo na internet.

Como dito anteriormente, os conteúdos produzidos nessas ferramentas tem ganhado cada vez mais força no mercado.

O TikTok tem dois públicos mais segmentados, sendo eles jovens de 16 a 24 anos e adultos de 24 a 30 anos.

Portanto, se o seu conteúdo é direcionado para um desses dois públicos, ele tem grandes chances de engajar e conversar com os espectadores do aplicativo. 

Além disso, as ferramentas são uma ótima opção para trabalhar com marketing de influenciadores.

Isso porque, além de fazer a publicidade do seu produto ou marca de uma forma mais dinâmica, também é possível utilizar hashtags específicas, que trazem um novo público para o seu negócio.

Porém, quem deseja investir nessa rede social deve ficar atento se o TikTok e o Reels têm características relacionadas ao seu público-alvo. 

Só para exemplificar, a Natura utilizou a estética dos vídeos em sua campanha publicitária de Dia dos Namorados. Cortes rápidos, dancinha e um trecho esperto contextualizando os diversos casais em seu elenco.

Portanto, avalie todos os pontos e veja se essas ferramentas podem beneficiar a sua empresa e trazer melhores resultados.

 

Ficou fácil entender como a estética do TikTok e do Reels estão mais presentes em novos formatos de conteúdo e como ela pode beneficiar a sua empresa, né?

Agora é hora de garantir a excelência do seu projeto com uma produção audiovisual de qualidade! 

Se você está procurando uma boa produtora de vídeo para produzir o material da sua empresa, conheça o nosso portfólio e peça um orçamento!

Escrito por:
Impulso Filmes

Quem leu esse artigo, leu também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *