Hospedagem de vídeo: conheça as melhores plataformas para o seu negócio

17.03.2020
categoria BLOG

A hospedagem de vídeo é uma etapa fundamental para que tudo dê certo na hora de executar seu conteúdo e transmitir a mensagem para o público.

Entretanto, por falta de conhecimento, muitas empresas e produtores de conteúdo hospedam seus vídeos no próprio site, o que pode gerar bugs, travar e afetar a experiência o usuário.

Dessa forma, o sucesso de uma estratégia digital que utiliza vídeos depende não só na qualidade do conteúdo e na produção profissional, mas também do bom desempenho da plataforma de hospedagem. 

Se você ainda não conhece as melhores ferramentas de hospedagem de vídeo, este artigo é para você. Continue a leitura e conheça os melhores players! 

O que é hospedagem de vídeo? E por que é tão importante?

A hospedagem de vídeo é um serviço de disponibilização de espaço de armazenamento, para que seu vídeo possa ficar constantemente disponível e ser exibido sempre que solicitado pelo usuário.

Em geral, o armazenamento é feito em servidores - você pode contar com servidores exclusivos para seu projeto ou compartilhados.

É importante saber que se você não tem uma boa hospedagem de vídeos, pode acabar tendo problemas com a exibição dos seus conteúdos e até mesmo ficar “fora do ar” por instabilidade do servidor. 

Além disso, o conteúdo em vídeo hoje possui diferentes formatos e tamanhos - como os Stories e os vídeos tradicionais.

Dessa forma, para uma correta exibição, o serviço de hospedagem deve estar preparado para lidar com esses fatores e também ter meios de contornar outros problemas que podem surgir por parte do usuário, como falhas de conexão

Por que nunca hospedar diretamente no site?

O serviço de hospedagem de vídeo é muito importante porque, na maioria das vezes, você deve evitar hospedar o conteúdo diretamente no site.

O motivo? Porque simplesmente os players de site costumam não funcionar muito bem, afetando a transmissão do seu conteúdo.

Isso pode ocorrer porque arquivos de vídeo tendem a ser grandes, o que consome rapidamente a banda do seu servidor e o seu armazenamento. 

Geralmente, isso resulta em falhas e erros quando as pessoas tentam assistir a um vídeo, além de potenciais problemas de compatibilidade e de áudio para pessoas que estão usando navegadores diferentes ou dispositivos móveis. 

5 melhores plataformas de hospedagem de vídeo

Acho que neste ponto você já está bem convencido de que a hospedagem de vídeo é indispensável para uma boa performance do seu conteúdo audiovisual, né?

Apesar de ser a opção mais popular, o Youtube não é a única - apesar de que, sim, vamos citá-la e explicar suas vantagens.

Assim sendo citamos as 5 melhores plataformas de hospedagem de vídeo. Confira!

1. Youtube - líder em hospedagem de vídeo

Já que a citamos, melhor começar falando sobre a maior plataforma de hospedagem de vídeo do mundo: o Youtube.

O YouTube, além de hospedagem de vídeo, é o segundo maior buscador da web.

Por isso mesmo, é uma das escolhas mais populares entre produtores de conteúdo e marcas.

Por meio dela, é possível hospedar vídeos de até 128gb e 12 horas de duração, fazer transmissões ao vivo, interagir com o público e monetizar o conteúdo através da exibição de anúncios. 

Apesar dessas vantagens, o YouTube conta com diretrizes bastante rígidas para os conteúdos postados na plataforma. 

Sendo assim, caso a sua marca não siga à risca todas as regras, corre o risco de ser banida do serviço.

2. Vimeo

O Vimeo é uma das plataformas de vídeo mais antigas e um dos maiores concorrentes do YouTube. 

Mas ao contrário dos serviços anteriores, essa plataforma é mais popular entre os cineastas e as produtoras de vídeo.

Um dos motivos é a excelente qualidade de imagem, muito superior aos concorrentes. Além disso, o Vimeo não conta com exibição de anúncios.

Além do plano gratuito, é possível assinar um dos diversos planos pagos e ter acesso a funcionalidades mais avançadas, como mais espaço de armazenamento, player customizado e chat ao vivo com o seu público. 

No entanto, se o seu objetivo é bombar nos buscadores como o Google, lembre-se de que o Vimeo possui menor rastreabilidade e exposição do que o YouTube.

3. Dailymotion

O Dailymotion é uma plataforma com contas pagas e gratuitas, além de um programa de parcerias oferecendo receita de anúncios e ainda mais exposição do seu conteúdo.

Os vídeos não estão livres de anúncios, mas eles passam ao final do vídeo como padrão, ao contrário da metodologia mais “invasiva” do YouTube. 

Como com as opções anteriores, os vídeos também podem ser incorporados em qualquer outro site.

O armazenamento e a banda são ilimitados, mas o tamanho máximo dos arquivos é de 2gb e os vídeos não podem ter mais de 60 minutos. 

4. SproutVideo

O SproutVideo não oferece nenhum plano grátis, apesar de ter uma demonstração gratuita. 

Os planos pagos custam a partir de US$25/mês para 150gb de banda, 100gb de armazenamento, taxas de excesso de apenas US$1/GB, a maioria das funções e tamanho de arquivos ilimitado (até o limite do seu plano). 

As funções incluem métricas de engajamento, botões de compartilhamento, múltiplos temas e layouts de vídeo, captura de leads e calls to action.

5. Hotmart

Essa é a dica de hospedagem de vídeo para quem trabalha principalmente com infoprodutos, sobretudo as vídeoaulas.

A Hotmart é uma plataforma online que permite você distribuir seus conteúdos voltados para internet, para que qualquer pessoa ou empresa possa adquirir ou ajudar você a vender seu produto digital

Dentre os conteúdos que você pode vender na Hotmart, destacam-se: e-books (livros digitais), videoaulas, audio books, infoprodutos, screencasts, scripts ou softwares e muito mais!

A Hotmart trabalha com servidores seguros para que os seus dados e informações sejam enviados de forma adequada, mantendo a confidencialidade e segurança do consumidor, evitando qualquer possibilidade de fraude.

Gostou de conhecer algumas das principais plataformas de hospedagem de vídeo?

Lembrando que a distribuição de conteúdos em vídeo vai muito além do player inserido em uma página bonita.

Para que um vídeo toque da maneira adequada quando alguém aperta o play, diversos processos acontecem ao mesmo tempo e é preciso tomar cuidado para que cada um deles se desenvolva da maneira certa. Escolha com segurança! 

Ficou fácil entender o que é uma plataforma de hospedagem de vídeo e como escolher a mais indicada para o seu negócio, né?

Agora é hora de garantir que o vídeo que você irá veicular é de qualidade. Se você está procurando uma boa produtora de vídeo para produzir o material da sua empresa, conheça o nosso portfólio e peça um orçamento

Banner no artigo "hospedagem de vídeo" para solicitação de orçamento

Escrito por:
Impulso Filmes

Quem leu esse artigo, leu também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *