Instagram Vídeos: por que investir em conteúdo para essa rede?

10.12.2018
categoria BLOG

O Instagram foi lançado oficialmente em 2010, como um app de imagens exclusivo para iOS. Em 2012, a ferramenta chegou para android, conquistando ainda mais usuários. Desde então, a plataforma foi comprada pelo Facebook e vem competindo com o Youtube quando o assunto é conteúdo em vídeo. Instagram vídeos: por que são tão promissores?

Em junho de 2018, a marca bateu atingiu 1 bilhão de usuários ativos. Ao mesmo tempo, segundo a pesquisa Content Trends 2018, embora o Facebook (97,7%) continue sendo a rede social mais usada pelas empresas, o Instagram apresenta constante crescimento, com 80,8%.

Já em relação a avaliação das redes sociais, o Instagram tornou-se a rede social preferida das empresas (lugar que antes era ocupado pelo Facebook).

O Instagram pode ser muito bem aproveitado pela sua variedade de funcionalidades para veicular vídeos: os vídeos na timeline, o Instagram Stories e, a mais recente, o IGTV.

As empresas investem em vídeos, sobretudo, porque esse formato apresenta extrema dinamicidade, fluidez e interatividade, facilitando a comunicação com seus potenciais clientes.

E a estratégia é assertiva: 85% das pessoas que assistem a um vídeo sobre um produto, por exemplo, dizem ficar mais inclinadas a realizar a compra, de acordo com dados levantados pelo Media Button.

Depois desses números surpreendentes, acredito que você já está um pouco mais curioso sobre por que deve investir em Instagram Vídeos. Pensando nisso, vou te apresentar cinco motivos. Confira!

1. Os vídeos do Instagram envolvem mais os consumidores e humanizam as marcas

Como falamos anteriormente, a mensagem transmitida por vídeo é atraente, rápida e ainda prioriza exatamente o que precisa ser visto.

Pare e pense: quando você vai comprar um produto, prefere ler um textão sobre ele ou assistir um review de cinco minutos?

O vídeo é muito eficaz para quando você quer abordar muitas questões sem, contudo, correr o risco de acabar com um conteúdo maçante ou excessivamente extenso.

Quando a imagem encanta, o consumidor sente-se envolvido e mais predisposto a caminhar para a compra.

De acordo com outra pesquisa realizada pela Video Brewery, 90% das pessoas dizem que ver um vídeo foi essencial para que elas decidissem comprar o produto.

E, se você está pensando em fazer Instagram Vídeos para a sua empresa ou sugerir para o seu cliente, saiba que essa é uma excelente ferramenta para envolver a equipe.

Que tal convidar seus colaboradores para falar brevemente sobre um tema que tenha a ver com a sua cartela de produtos e serviços em até 10 minutos no IGTV?

Ou o que você acha de investir em uma animação profissional, de até 1 minuto, explicando o seu novo produto e postar na timeline do Instagram?

No Stories, você pode apostar em pílulas de 15 em 15 segundos para divulgar novidades quentíssimas sobre o seu negócio.

Ah, e se você pretende anunciar no Instagram, saiba que os vídeos serão seu principal aliado: hoje 25% de toda a publicidade veiculada na plataforma está no formato de vídeo, segundo a Sensor Tower.

2. O acesso mobile está dominando a internet

Segundo dados do IBGE, o celular já é o principal aparelho para acessar a internet no Brasil.

Em 2016, o eletrônico era usado por 94,6% dos internautas, à frente de computadores (63,7%), tablets (16,4%) e televisões (11,3%).

Dessa forma, nada melhor do que investir em conteúdo para uma plataforma que já nasceu adaptada para os smartphones, como o Instagram.

Além disso, se você não investe em Instagram Vídeos, segundo o Google, pode estar correndo o risco de não se comunicar com uma parcela bem grande da população.

Isso porque 24% dos brasileiros já são light TV viewers: eles dedicam 50% do seu tempo a assistir vídeos na TV e 50% a assistir vídeos na web.

Dessa forma, produzir vídeos, sobretudo otimizados para formatos do celular, é a grande sacada para fazer propaganda do seu negócio.

Vale ressaltar que os vídeos para Instagram Stories devem ser gravados no formato vertical e para o IGTV e timeline na horizontal, viu?

3. Muitos usuários do Instagram interagem, diariamente, com um perfil comercial

Pare e pense, quantas marcas, mesmo que apenas da sua cidade, você segue hoje no Instagram?

Hoje, o Instagram deixou de ser uma plataforma na qual os usuários apenas interagem com outras pessoas.

A rede social também é um grande vínculo dos usuários com suas lovemarks. Dessa forma, por meio dos vídeos, é possível facilitar a comunicação B2C. Você fala sobre seus produtos e serviços diretamente para o consumidor.

O próprio Instagram já divulgou que 1 milhão de usuários da rede social visitaram um site a partir da plataforma ou entraram em contato para saber mais a respeito de uma oferta.

Isso significa que o Instagram é uma excelente fonte de tráfego para o site do seu negócio, seja público ou privado, de produtos ou serviços.

Ainda não convencido? Segundo dados do Yotpo, 30% dos usuários já compraram algo que conheceram na plataforma.

4. Começar uma estratégia de vídeos é mais fácil no Instagram

Uma falha de muitos usuários e empresas é, de cara, querer comprar uma câmera e produzir longos vídeos para o Youtube, sem nenhuma estratégia em mente.

Para testar o desempenho do conteúdo em vídeo para o seu negócio, uma boa pedida é usar, primeiramente, os formatos disponíveis no Instagram Vídeos.

Com vídeos mais curtos é mais fácil gravar e começar a interagir com o público. O Stories aceita vídeos de 15 segundos, a timeline de 1 minuto e o IGTv de até 10 minutos.

Escolha temas simples e trabalhe com vídeos mais curtos, primeiramente. Vale a pena procurar a ajuda de uma produtora de vídeo e até mesmo fechar pacotes de Instagram Vídeos, para, depois, investir em um canal no Youtube.

Até porque o Youtube, por exemplo, pode ser uma plataforma excelente para quem oferece conteúdo educacional ou de entretenimento por meio de vídeos.

Para empresas menores e profissionais liberais, o Instagram, pelo menos inicialmente, já é uma excelente plataforma para veicular vídeos.

Atenção: o seu trabalho com Instagram Vídeos deve ter qualidade!

É importante ressaltar que os seus Instagram Vídeos irão imprimir a sua cara ou a do seu negócio para os seus seguidores e potenciais clientes.

Logo, eles precisam ser produzidos com zelo e qualidade - e isso envolve um bom trabalho com áudio, iluminação e, principalmente, roteiro. Além disso, a duração deve ser adequada para os limites da plataforma!

Por isso, se você investir em Instagram Vídeos sem planejamento, o efeito pode ser reverso, gerando prejuízos para a empresa.

Sendo assim, não hesite em contratar uma produtora de vídeo qualificada para auxiliar no roteiro, produção e edição dos seus Instagram Vídeos e outros produtos audiovisuais!

Por fim, entenda que investir em Instagram Vídeos não é mais um diferencial para o seu negócio, mas uma estratégia obrigatória para fazer frente à concorrência e conquistar mais potenciais clientes no ambiente digital.

Aqui na Impulso trabalhamos com produção de vídeos institucionais, comerciais, animações 2D e, também, vídeos para redes sociais.

Se você está procurando um bom pacote de produção de Instagram Vídeos, conheça o nosso portfólio e solicite um orçamento!

Instagram Vídeos: Solicite um orçamento
Escrito por:
Impulso Filmes

Quem leu esse artigo, leu também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *