O que é vídeo institucional e por que investir nesse material?

21.01.2019
categoria BLOG

Cada vez mais as empresas investem um vídeo institucional, independente do seu setor ou tamanho. Todas querem trabalhar com vídeos. O motivo? Se diferenciar da concorrência, gerar autoridade e atrair clientes. Mas, de fato, o que é vídeo institucional?

Não basta apenas sacar seu celular e filmar as dependências da sua empresa. Um vídeo institucional deve ser um material oficial da corporação, feito com qualidade, a fim de apresentar a empresa para os seus stakeholders.

Hoje, os vídeos já somam mais da metade do tráfego geral da internet e essa é a razão pela qual cada vez mais empresas estão investindo nessa ferramenta como parte de sua estratégia de marketing.  

Além disso, a grande maioria da população é visual, ou seja, por meio do contato visual e dinâmico com sua marca que ela vai ter mais confiança e empatia com sua empresa, seu produto ou serviço.

Pensando nisso, preparamos este artigo para te explicar em detalhes o que é vídeo institucional e por que investir nesse material. Confira!

Definindo: o que é vídeo institucional?

Para que você entenda melhor o que é vídeo institucional, saiba que se trata de uma ferramenta de comunicação, que usa recursos audiovisuais para transmitir uma mensagem sobre seu negócio.

Por meio do vídeo institucional, é possível:

  • apresentar um conceito;
  • divulgar a identidade organizacional da sua empresa (missão, visão e valores);
  • lançar um novo produto ou serviço;
  • contar uma história ao seu público.

Em geral, os vídeos institucionais também são utilizados com o objetivo de mostrar a infraestrutura do seu negócio e gerar autoridade e credibilidade diante do seu mercado de atuação.

O vídeo institucional, portanto, pode ser divulgado no site da empresa, nas redes sociais, em eventos corporativos para sócios e investidores e ações internas, com clientes, colaboradores e parceiros.

Vale ressaltar que vídeo institucional é, ainda, uma ferramenta muito útil para as estratégias de marketing e comunicação das empresas.

Devido a tamanha importância deste material, é importante que ele seja feito com qualidade e profissionalismo, já que será, praticamente, um cartão de visitas da sua empresa.

8 motivos para investir em um vídeo institucional ainda este mês

Agora que você já sabe o que é vídeo institucional, entenda que o intuito de fazer um vídeo para o seu negócio é gerar resultado.

O vídeo institucional, assim como diferentes investimentos em comunicação, tem grandes motivações que levam a sua empresa a investir, pois ajudam a:

  • aumentar o valor percebido da sua marca;
  • aumentar o valor percebido do seu produto ou serviço;
  • aumentar as vendas.

Mas, se tratando especificamente de um vídeo institucional, há, ainda, outras razões para você investir o quanto antes. Confira!

1. Contar a história do seu empreendimento

Se tem uma coisa que um vídeo institucional faz bem é contar a história do negócio, ainda mais se a empresa envolve tradição ou surgiu de forma inovadora.

Se a sua história é importante para a sua reputação, invista hoje mesmo no vídeo institucional. Pois ele será capaz de relatar os fatos de maneira criativa e dinâmica.

Vale tudo: falar sobre os seus fundadores, como ela começou, o que faz, entre outras informações.

Quer inspiração para contar a história do seu negócio? O Voozer fez uma seleção com 6 exemplos de marcas que fizeram storytelling em vídeo usando dados. Confira aqui!

A Santa Casa de Juiz de Fora fez um vídeo institucional para ressaltar sua tradição e apresentar a estrutura que faz do hospital um dos melhores da Zona da Mata mineira.

2. Chamar mais atenção para o seu catálogo de produtos e serviços

A gente sabe que, atualmente, a concorrência é acirrada, logo, convencer seus potenciais clientes sobre o diferencial da sua marca é fundamental.

Dessa forma, o vídeo institucional é uma alternativa para agregar valor não só à marca, mas um produto ou serviço, apresentando seus benefícios, vantagens competitivas, custo-benefício e mais.

Em casos em que o produto ou serviço é muito inovador, a melhor opção é unir o vídeo institucional tradicional e um vídeo tutorial.

3. Estimular novos investimentos

O vídeo institucional é uma ferramenta muito utilizada também por startups e negócios inovadores que, no início da carreira, necessitam captar investidores.

Dessa forma, com muito dinamismo e uma linguagem mais didática, o vídeo institucional é capaz de transmitir a cultura da organização, apresentar as habilidades da equipe, os benefícios de investir no negócio, previsões de lucro e crescimento e mais.

4. Fazer lançamentos

Existe melhor forma de revelar ao mercado um novo produto, serviço ou tecnologia do que por meio de um vídeo animado e impactante?

Além de garantir maior engajamento e empolgação por parte do público, os vídeos são muito eficazes para transmitir a informação.

Isso acontece porque produções audiovisuais nos servem como uma “pílula” de emoção. A maioria das pessoas prefere assistir a imagens em movimento, principalmente quando o assunto é complicado.

Além disso, a ideia de integrar texto, áudio, imagem e infográfico em um único conteúdo em forma de apresentação torna o entendimento muito mais fácil.

Muitas empresas de tecnologia, por exemplo, apostam no vídeo institucional para explicar mais facilmente as funcionalidades de um software.

5. Unificar a mensagem da instituição

Quando a empresa escolhe fazer um vídeo institucional, ela está optando também por unificar a mensagem da organização nos diferentes meios de comunicação e para os seus diferentes públicos.

Assistindo ao vídeo, todos os colaboradores vão saber qual é o posicionamento da instituição. Por conseguinte, os clientes também terão contato com a mesma mensagem, assim como os demais interessados.

Dessa forma, seus diversos pontos de contato terão uma visão mais positiva e integrada da sua empresa.

6. Ser mais visto no ambiente online

Vídeos institucionais te ajudam a conseguir muito mais clientes, ao fazer com que seu site tenha mais chances de aparecer entre os primeiros colocados nas buscas da internet, no Google por exemplo, e aumentam seu alcance em publicações como o Facebook e o Instagram.

Para se ter uma ideia, de acordo com mais um dado do Buzzsumo, conteúdos em vídeo tem conseguido gerar muito mais engajamento (likes e compartilhamentos) do que aqueles que tem só texto, links ou imagens.

Dessa maneira, o vídeo irá potencializar outras ações de marketing digital, gerando resultados superiores para a empresa.

Imagine o fortalecimento da sua marca quando as pessoas compartilharem o seu vídeo porque acreditam nele!

7. Versatilidade e dinamicidade de comunicação

Um vídeo institucional é uma ferramenta muito mais fácil de ser usada em reuniões, congressos, feiras, entrevistas, treinamentos e mais.

Imagina ter que fazer seus clientes, parceiros e colaboradores ler páginas e páginas de texto? Seria muito mais difícil né?

De acordo com uma pesquisa da Cisco, 94% dos jovens executivos já veem nessa ferramenta uma forma de quebrar barreiras linguísticas e comunicativas.

Além disso, dentro do próprio ambiente corporativo, o vídeo pode ser usado com fins motivacionais e educacionais.

E esse outro dado da Forrester Research mostra que 75% dos colaboradores e executivos em geral estão muito mais propensos a ver um vídeo do que ler apenas texto

O que queremos dizer é que ele também é muito importante como ferramenta de treinamento e comunicação interna nas empresas.

A ProDoctor Software apresentou sua história e explicou como sua solução pode facilitar o gerenciamento de clínicas e consultórios médicos.

8. Estímulo à decisão de compra

De acordo com dados levantados pelo Media Button, 85% das pessoas que assiste um vídeo sobre um produto dizem ficar mais inclinadas a realizar a compra.

Logo, a partir de um vídeo institucional, o seu potencial cliente é convencido dos diferenciais do seu negócio.

Dessa forma, os vídeos institucionais são muito utilizados para bombar a venda de produtos e serviços.

Por fim, é importante ressaltar que um vídeo institucional pode ser atemporal. Ele se mantém atualizado até que a empresa faça mudanças significativas de portfólio ou segmento. Dessa forma, é um investimento de ótimo custo-benefício.

Agora que você sabe o que é vídeo institucional e suas vantagens, saiba que contratar uma produtora especializada é fundamental para obter um material de qualidade!

Se o vídeo irá projetar a imagem de seu negócio, é importante garantir que o trabalho seja realizado com zelo.

Aqui na Impulso temos o orgulho de ser uma das mais renomadas produtoras do Sudeste. Trabalhamos com produção de vídeos institucionais, comerciais, animação 2D e mais.

Se você está procurando uma boa produtora de vídeo para produzir seu vídeo institucional, conheça o nosso portfólio e solicite um orçamento!

Solicite um orçamento da produtora de vídeo Impulso
Escrito por:
Impulso Filmes

Quem leu esse artigo, leu também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *