Produção de vídeo: entenda como funciona todo o processo

04.03.2020
categoria BLOG

É tendência: empresas de qualquer tamanho têm recorrido, cada vez mais, à produção de vídeo como forma de promover seus produtos e serviços pela linguagem audiovisual.

Afinal, o vídeo é uma importante estratégia para o marketing e para a comunicação interna, devido ao seu alto poder de persuasão, atratividade e assertividade para transmitir mensagens.

O valor agregado da produção de vídeo para o mundo corporativo já é mais que evidente e comprovado.

Para você ter uma ideia, 90% é a porcentagem de compradores online que disseram que comprariam de um site que exibe seus produtos em vídeo.

Além disso, quando uma página da web tem um vídeo, 60% dos visitantes clicarão para assistir o vídeo antes de ler uma palavra.

Neste cenário, as produtoras de vídeo vêm sendo amplamente procuradas por empresas para a produção de vídeo institucional, campanhas publicitárias, produção de conteúdo e outros formatos capazes de conquistar o público.

Sendo assim, se você desejar contratar um vídeo para o seu cliente ou negócio e tem curiosidade sobre o processo de produção de vídeo, nós explicamos como funciona cada passo. Confira! 

As etapas de produção de vídeo realizadas por uma produtora especializada

Produzir vídeos hoje parece muito fácil, afinal, temos em mãos smartphones com câmeras de qualidade avançada e softwares de edição disponíveis a preços baixos ou gratuitamente.

Neste cenário, algumas organizações por vezes tentam produzir o próprio conteúdo audiovisual sem o apoio de profissionais e sem a prioridade necessária. 

O resultado? Vídeos sem impacto criativo, que não geram as reações esperadas do público-alvo.

Ao mesmo tempo, contratar um produtor de vídeo que apenas execute um briefing pré-definido, sem interesse real em alcançar o resultado que sua empresa espera, é furada.

Para alcançar seus potenciais clientes e gerar credibilidade para a sua marca, a melhor alternativa é contratar uma produtora de vídeo.

Isso porque uma equipe especializada têm cuidado com seu conteúdo audiovisual desde a concepção da ideia até a finalização, trabalhando para que o material reflita a identidade do seu negócio.

Só assim será possível garantir um vídeo que seja alinhado com a missão, visão e valores da empresa, além de, é claro, seus objetivos de mercado.

Para garantir tamanha qualidade para o seu material audiovisual, há uma série de etapas. Entenda cada uma delas:

1. Reunião de pré-produção e briefing da produção de vídeo

O primeiro passo é uma reunião entre todos os envolvidos no projeto, como:

  • Gerente de marketing ou proprietário da empresa contratante;
  • Equipe de comunicação: redator (roteirista), equipe de captação e editor de vídeo;
  • Diretor: gerente que direciona o projeto e aprova todas as etapas de execução do vídeo;
  • Terceiros: atores, figurantes, locutores, apresentadores (contratados quando necessário).

A reunião de pré-produção é o momento de reunir todos esses profissionais envolvidos na produção de vídeo para alinhamento de ideias e objetivos.

Além disso, é o momento ideal para fazer um brainstorming para a exercer a criatividade e definir como será o vídeo

É na a primeira reunião onde se define as demandas, condições e prazos para o vídeo.

Já o briefing servirá para guiar todos os envolvidos no projeto – tanto os profissionais quanto quem solicitou o vídeo. O documento deve ficar sempre disponível para consultas e referências.

O briefing deve conter informações sobre quem é o cliente e a empresa, os objetivos do vídeo, o canal de veiculação, o formato e o público-alvo.

2. Visita técnica

Caso o vídeo tenha uma locação e a produção não ocorra em um estúdio, é necessário estudar o ambiente.

Por isso, por vezes é necessário fazer uma visita técnica, o que permite analisar enquadramentos possíveis no local, melhores ângulos e melhores cenários para os filmes.

É nesta visita que é possível confirmar se  há condições ideais de iluminação, silêncio e organização para uma filmagem sem interferências do ambiente.

3. Roteiro

O roteiro é o principal documento durante a produção de vídeo.

É ali que a produtora de vídeo deve descrever tudo sobre as gravações: local, ações, direcionamento de câmera, falas, locução, trilha sonora, edições. 

Ele será utilizado por diversos profissionais, para orientação desde a etapa de pré-produção e pós-produção.

O conteúdo de cada roteiro variam de acordo com a demanda e a necessidade. 

Por exemplo, quando não há locução e trilha sonora, não é necessário incluir esses elementos no documento.

Os aspectos técnicos, incluindo o básico sobre enquadramentos e movimentos de câmera, além de edição de vídeo também devem ser descritos.

O roteiro deve ser funcional, claro e organizado, já que tantas pessoas se guiarão por ele. 

4. Planejamento e orçamento da produção de vídeo

Com base no roteiro, todos os custos e detalhes da produção de vídeo devem ser minuciosamente planejados. As principais atividades a serem desenvolvidas são:

  • estudo das datas de gravação;
  • escolha de cenários/locações;
  • seleção de atores/atrizes;
  • definição dos apresentadores/locutores;
  • determinar as referências que serão seguidas;
  • levantamento de custos, despesas e investimentos (materiais, figurino, equipamentos, etc.) necessários para concretizar o projeto.

É importante lembrar que a gravação em locais públicos exige uma solicitação e autorização de órgãos, como a prefeitura da região e, em ambientes privados, a prévia autorização dos responsáveis pela área. 

5. Documentação

Quando há a contratação de terceiros para seu vídeo, como figurantes e locutores, existe a necessidade de assinatura de termos de cessão de imagem e voz para o uso comercial. 

No dia da gravação, ou antes, a produtora deve levar a documentação impressa para que os contratados possam assinar e formalizar o trabalho e a autorização.

6. Equipamentos

Gravar um vídeo com equipamentos amadores e falta de conhecimento pode gerar resultados frustrantes, além de desperdiçar tempo e recursos.

Por isso, uma produtora de vídeo especializada utiliza equipamentos de alta qualidade para que a captação de imagens seja impecável.

Entre os equipamentos que você precisará para sua produção de vídeo, podemos citar os principais:

  • câmeras para gravação de vídeo;
  • tripés;
  • steadicams ou estabilizadores eletrônicos (suporte específico para estabilizar a câmera);
  • microfones externos;
  • microfones de lapela;
  • equipamentos de iluminação;
  • equipamentos de captação de imagens aéreas (como drones).

7. Produção

Com o roteiro produzido e os equipamentos selecionados, é hora de pôr a mão na massa e iniciar a produção de vídeo

Esse é o momento que abrange todo o processo de gravação e tudo que ele envolve, como a captação de imagens e as gravações dos áudios com os locutores e apresentadores, seja em um estúdio ou em uma locação externa.  

A produção representa os bastidores do projeto, envolvendo o trabalho de vários profissionais para que tudo corra perfeitamente.

Lembrando que é imprescindível que haja uma pessoa responsável para conduzir todo o processo e coordenar a equipe, garantindo que todo o planejamento e o roteiro sejam seguidos dentro dos padrões de qualidade. Esse responsável é conhecido como o diretor da produção. 

8. Edição e finalização

Após toda a etapa de produção, é hora de realizar a tarefa de maior responsabilidade do projeto audiovisual: a edição.

Em geral, a edição é o processo de selecionar apenas as melhores cenas e takes, organizando-os de forma a transmitir a mensagem ao espectador com coerência e clareza. 

É nesta etapa que devem ser adicionados recursos como efeitos visuais, trilhas sonoras, locuções, artes gráficas e todo o conceito do diretor. Afinal, a edição também é responsável por emocionar e impactar. 

Por fim, é importante lembrar que existem inúmeros formatos, recursos e ações estratégicas diferentes que podem ser usados para promover uma marca, ideia, conceito ou instituição.

Seja lá qual for o formato que você deseja, aqui na Impulso podemos te ajudar! Trabalhamos com a produção de vídeos institucionais e comerciais.

Se você está procurando uma boa produtora de vídeo para produzir o material da sua empresa, conheça o nosso portfólio e peça um orçamento!

Banner no artigo "produção de vídeo" para solicitação de orçamento

Escrito por:
Impulso Filmes

Quem leu esse artigo, leu também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *