Vídeos para Compliance: melhore a comunicação interna do seu negócio

18.04.2019
categoria BLOG

Nos últimos anos, o compliance vem ganhando espaço e importância nas organizações, principalmente para as de grande porte e que possuem relações com a administração pública. Por isso, também cresce a procura de vídeos para compliance. Mas, antes de tudo, precisamos esclarecer o que significa esse termo que parece tão complicado.

No âmbito corporativo, compliance é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer. no âmbito corporativo.

O termo compliance tem origem no verbo em inglês to comply, que significa agir de acordo com uma regra, uma instrução interna, um comando ou um pedido.

O compliance tem a função de monitorar e assegurar que todos os envolvidos com uma empresa estejam de acordo com as práticas de conduta da mesma.

Assim sendo, disseminar as políticas de compliance não é uma tarefa fácil para a alta gerência de uma empresa.

Afinal de contas, não são todos os colaboradores que terão paciência para ler um documento inteirinho, com letras miúdas, repleto de regras e considerações.

Associados ao conceito de comunicação interna eficiente, os vídeos para compliance são uma alternativa para disseminar regras, políticas e procedimentos para toda a equipe.

Se você quer saber mais sobre compliance e como os vídeos podem ajudar a disseminá-la, continue a leitura!

A importância e os principais benefícios do compliance

Compliance é a atividade de assegurar que a empresa está cumprindo à risca todas as imposições dos órgãos de regulamentação, dentro de todos os padrões exigidos de seu segmento.

E isso vale para as esferas trabalhista, fiscal, contábil, financeira, ambiental, jurídica, previdenciária, ética e mais.

O compliance envolve mecanismos e procedimentos internos que incluem a:

  • criação de normas;
  • fiscalização;
  • auditoria;
  • incentivo à denúncias de irregularidades;
  • aplicação do código de conduta;
  • promoção de campanhas de comunicação interna sobre esses tópicos.

Em resumo, o programa de compliance é preventivo, existindo justamente para evitar que os problemas aconteçam, não para remediá-los.

Afinal, empresas são pessoas jurídicas compostas por várias pessoas físicas e que, sem regulamentos que orientem suas condutas, as possibilidades de ocorrerem comportamentos indesejados são muito grandes.

Logo, a existência de um programa de compliance comunica a essas pessoas de que a empresa não está disposta a aceitar atitudes que não estejam de acordo com as regras.

Adotar um sistema de compliance traz benefícios para empresas de qualquer porte e qualquer setor, como:

Melhora da imagem da empresa

Os consumidores têm exigido mais do que um produto ou serviço de qualidade. Exigem uma empresa ética.

Por exemplo, se a intenção é passar para o público uma imagem de empresa sustentável, é preciso que ela realmente se preocupe com o meio ambiente.

O programa de compliance pode ser um aliado nesse sentido, para garantir que as normas externas e internas a esse respeito sempre sejam cumpridas.

Melhora a satisfação dos colaboradores

É inegável que trabalhar em uma empresa honesta, que cumpre com todas as normas, é muito mais satisfatório.

Uma empresa que tem uma política clara de compliance dá uma sensação de segurança ao trabalhador.

Mais produtividade

Quando os colaboradores estão mais satisfeitos, eles produzem mais e melhor.

Em uma empresa com processos bem organizados e em que eles se sentem valorizados, os funcionários têm mais motivação e engajamento.

Menos riscos jurídicos e financeiros

Em 2013, foi sancionada a Lei Nº 12.846, que dispõe sobre a “responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, nacional ou estrangeira”.

Além disso, a Receita Federal e a Justiça do Trabalho, por exemplo, podem aplicar sanções pesadas a quem não respeitar suas leis e normas.

3 motivos para investir em vídeos para compliance no seu negócio

Compreendeu a importância do compliance e dos benefícios de ter uma política assim para o seu negócio?

Entretanto, para que as normas de compliance sejam cumpridas e a empresa tenha sucesso frente aos seus stakeholders, os colaboradores precisam entendê-las.

De nada adianta ter um documento todo estruturado e repleto de normas se ninguém que trabalha no seu negócio entende o que deve fazer, o que pode fazer e o que não pode, de forma alguma, acontecer.

Assim sendo, para melhorar a comunicação interna e garantir a efetividade das normas, é necessário explicar com clareza. E por isso, cresce a procura por vídeos para compliance.

Os vídeos para compliance, em geral, podem ser feitos à base de animação 2D, visando esclarecer e facilitar a compreensão e disseminar normas de compliance e códigos de cultura.

Outra possibilidade é que seja feito através de captações produzidas ilustrando situações do cotidiano da empresa e como a conduta ética deve ser aplicada, como em vídeoaulas. As possibilidades são infinitas!

Você, gestor, deve investir hoje mesmo em vídeos para compliance no seu negócio. E por que você deve fazer isso? Te dou 3 motivos:

1. Vídeos para compliance são mais interativos e facilitam a comunicação

Vídeos para compliance, em geral, podem ser feitos em formato de animação 2D, a fim de garantir a facilidade de comunicação.

As animações 2D são ideais para a produção de vídeos explicativos, demonstrativos ou até mesmo institucionais.

A característica mais importante nessa modalidade é a facilidade com que se consegue explicar ideias, serviços, produtos e situações. Vídeos animados são capazes de encantar, persuadir e convencer o seu público-alvo.

Com a veiculação de logotipos, uso de cores, e gráficos e até na utilização de um mascote, vídeos que possuem animações chamam atenção do espectador.

Outra alternativa é a produção de vídeos para compliance em live action, a fim de simular situações e condutas dentro do ambiente da empresa.

Fica muito mais fácil passar uma mensagem aos colaboradores ao associar o código de compliance da empresa a um apresentador que dialogue e resuma os pontos para o espectador.

Diferente da animação, ver a questão do compliance aplicada ao ambiente da empresa gravado em vídeo, é uma boa forma de inserir os colaboradores de forma realista na cultura da instituição.

Segundo pesquisa da Web Marketing Vídeo, 80,8% da produção de vídeos na comunicação das empresas são relacionados à cultura e direcionados ao site da organização e às redes sociais.

Dentro deste cenário, cerca de 39,9% dos vídeos produzidos são com o foco em vendas e geração de leads, enquanto 38,1% é focado em treinamento de funcionários e educação corporativa.

Para comunicação e gestão, são direcionados cerca de 34,9% da produção de vídeos.

Isso só comprova a força e o crescimento no uso dos vídeos para compliance na comunicação de políticas internas, cultura e gestão.

2. Artifícios visuais facilitam a compreensão de dados e da mensagem

Você sabia que os colaboradores em geral estão 75% mais propensos a assistir um vídeo do que ler um texto? É o que aponta os dados da Forrester Research.

Assim sendo, dê um basta na divulgação de dados por meio de planilhas e textões. Os vídeos para compliance comunicam tudo que é necessário com mais clareza uma vez que são:

  • mais rápidos;
  • ilustram questões de difícil compreensão;
  • têm recursos como gráficos e imagens para exemplificar dados;
  • entre outros aspectos.

Avalie por você mesmo: você passa mais tempo na internet assistindo a vídeos ou lendo textões no Facebook?

3. Vídeos para compliance são capazes de quebrar barreiras linguísticas

De acordo com uma pesquisa da Cisco, 94% dos jovens empresários veem nos vídeos uma forma de quebrar barreiras linguísticas e comunicativas com a sua equipe.

Os vídeos são o tipo de comunicação que mais se aproxima da presencial e também tornam mais fácil a compreensão de conteúdos e a absorção de informações.

Além disso, enquanto um documento oficial se faz valer de linguagem mais rebuscada e às vezes até jurídica, os vídeos para compliance traduzem o conteúdo em uma linguagem fácil e acessível para qualquer funcionário, independentemente do seu nível hierárquico e formação.

Em suma, os gestores que ainda não investem em vídeos para compliance podem estar deixando lacunas de comunicação sobre as normas da própria empresa.

Apostar em vídeos é utilizar o melhor recurso possível para comunicar e garantir que toda a equipe esteja alinhada para alcançar a missão do negócio.

Aqui na Impulso temos o orgulho de ser uma das mais renomadas produtoras de animação 2D e vídeos institucionais do Sudeste .

Se você está procurando uma boa produtora de vídeo para fazer vídeos para compliance, conheça o nosso portfólio e solicite um orçamento!

Vídeos para Compliance: Solicite orçamento
Escrito por:
Impulso Filmes

Quem leu esse artigo, leu também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *