Filmes e documentários conscientizam e levantam o debate sobre a doença.
O câncer de mama é um dos tipos de câncer que mais afetam as mulheres em todo o mundo. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que cerca de 600 mil novos casos da doença devem ser registrados no Brasil tanto em 2018 como em 2019. A doença, por ser um problema tão latente, vem ganhando destaque na sétima arte e já são muitos os filmes sobre câncer de mama.
A conscientização sobre este mal cresce no mundo, tanto que, nos últimos anos, foi criado o Outubro Rosa, um mês inteiramente dedicado à causa.
A detecção precoce da doença é fundamental, pois aumenta as chances de tratamento e cura.
A melhor forma se conscientizar sobre o autoexame e desenvolver empatia pelas mulheres que sofrem pela doença é por meio da informação, é claro.
Nesse cenário, há várias obras que retratam o dilema de muitas mulheres que enfrentaram a doença e ressaltam a importância de realizar o autoexame.
Nós apoiamos inteiramente o combate e a prevenção de todo tipo de câncer. Por isso, listamos 7 filmes sobre câncer de mama para assistir, se emocionar e, é claro, se conscientizar. Confira!
O cenário nacional apresenta produções renomadas que levam à conscientização sobre o câncer de mama. Conheça os principais títulos:
A jornalista brasileira Daniella Zuppo retrata sua própria jornada neste documentário veiculado no Youtube, em oito episódios.
Diagnosticada com câncer de mama, Daniella busca passar suas experiências, desde a descoberta até a fase de tratamento.
A intenção da produção é conscientizar e passar mais informações sobre a doença de uma forma mais sensível e humanizada.
Confira o primeiro episódio da série:
Inspirado no livro “Força na peruca”, de Mirela Janotti, “Mulheres de Peito” é um documentário brasileiro que retrata o câncer de mama a partir dos pontos de vista de cinco mulheres que tiveram a doença.
Elas dão seus depoimentos e falam abertamente sobre os problemas e desafios que precisaram enfrentar durante o tratamento.
O filme sobre câncer de mama conta também com entrevistas de médicos e profissionais que lidam, mesmo que indiretamente, com a doença. Dessa forma, fabricantes de chapéus, criadores de roupas para mulheres que passaram por mastectomia e tatuadores também oferecem um amplo panorama sobre o câncer.
Este não é exatamente um filme sobre câncer de mama, mas uma produção que traz a doença em segundo plano, em diferentes situações da trama.
A personagem Clara, interpretada pela atriz Sônia Braga, passou por uma mastectomia e não reconstituiu a mama, levantando o debate sobre a questão da vaidade das mulheres que passam por esse procedimento.
“A cena em que ela tira a roupa [relevando só um seio e a cicatriz de uma mastectomia] e entra no chuveiro, no cinema, é uma metáfora. Clara é muito sincera, muito firme. Não vai reconstruir alguma coisa… Por que motivo, entende? Tenho grande admiração por mulheres que sobreviveram ao câncer.” comentou a atriz, em entrevista ao jornal El País.
A prevenção do câncer de mama também ganha destaque em diversas produções internacionais, assinadas por diretores renomados. Confira!
Nesta coprodução franco-espanhola, Magda, interpretada por Penélope Cruz, é diagnosticada com câncer de mama estágio 3.
Pouco tempo depois, outra notícia promete mudar ainda mais a vida da personagem: ela está grávida.
Diante dessa situação, ela parte para o desafio de enfrentar o câncer com o apoio de sua família, acreditando que a filha em seu ventre é capaz de ajudar em sua cura.
Este filme sobre câncer de mama conta a história da jornalista Geralyn Lucas, que ainda jovem é diagnosticada com a doença.
A protagonista, então, precisa tomar uma difícil decisão: optar entre a lumpectomia, que é a remoção da parte da mama afetada pelo câncer, ou a mastectomia, a remoção completa. Contudo, durante a luta contra a doença, Geralyn mantém o otimismo, representado simbolicamente por seu batom vermelho.
O filme apresenta a história de Jess e Milly, duas amigas de infância que seguiram caminhos diferentes em suas vidas – enquanto uma construiu uma carreira de sucesso, a outra, por sua vez, preferiu levar uma vida pacata ao lado do marido.
Tudo começa a mudar quando Milly é diagnosticada com câncer de mama, precisando do apoio da amiga, que acaba de ficar grávida.
Este é o momento em que a grande amizade entre as duas precisará se tornar o suporte necessário para o enfrentamento da doença.
“Cinco pela cura” consiste em cinco pequenos filmes sobre câncer de mama produzidos pelo canal Lifetime, dos EUA, em 2011.
São cinco curtas-metragens que contam as histórias de cinco mulheres. Todos os filmes são dirigidos, também, por cinco mulheres diferentes: Alicia Keys, Demi Moore, Jennifer Aniston, Patty Jenkins e Penelope Spheeris.
Cada curta fala sobre uma fase diferente do câncer de mama, abordando os desafios do diagnóstico ao tratamento.
Mais que entreter, o cinema mantém a sua função de levantar importantes debates na sociedade.
Mostrando diferentes realidades e tocando em pontos sensíveis, preconceitos podem ser quebrados com a ajuda dos filmes. E, assim, é possível aumentar o nível de conscientização e prevenção, tanto no câncer de mama quanto em outras doenças.
Gostou da lista de filmes sobre câncer de mama? Vá para o início da página e compartilhe nas redes sociais! Se você tiver a sugestão de alguma outra obra, escreva nos comentários.
Jealousy Incarnate . Série Coreana. Um dos personagens principais, homem, tem câncer de mama.
Conhecemos pouco de séries coreanas, vamos pesquisar! Parece muito interessante. Obrigado 😉