14 filmes sobre câncer de mama para assistir e se conscientizar

20.10.2016
categoria BLOG

O câncer de mama é um dos tipos de câncer que mais afetam as mulheres em todo o mundo. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que cerca de 600 mil novos casos da doença devem ser registrados no Brasil tanto em 2018 como em 2019. A doença, por ser um problema tão latente, vem ganhando destaque na sétima arte e já são muitos os filmes sobre câncer de mama.

A conscientização sobre este mal cresce no mundo, tanto que, nos últimos anos, foi criado o Outubro Rosa, um mês inteiramente dedicado à causa.

A detecção precoce da doença é fundamental, pois aumenta as chances de tratamento e cura.

A melhor forma se conscientizar sobre o autoexame e desenvolver empatia pelas mulheres que sofrem pela doença é por meio da informação, é claro.

Nesse cenário, há várias obras que retratam o dilema de muitas mulheres que enfrentaram a doença e ressaltam a importância de realizar o autoexame.

Nós apoiamos inteiramente o combate e a prevenção de todo tipo de câncer. Por isso, listamos 14 filmes sobre câncer de mama para assistir, se emocionar e, é claro, se conscientizar. Confira!

Filmes sobre câncer de mama nacionais

O cenário nacional apresenta produções renomadas que levam à conscientização sobre o câncer de mama. Conheça os principais títulos:

1. Amanhã Hoje é Ontem (2016, Daniella Zupo)

A jornalista brasileira Daniella Zuppo retrata sua própria jornada neste documentário veiculado no Youtube, em oito episódios.

Diagnosticada com câncer de mama, Daniella busca passar suas experiências, desde a descoberta até a fase de tratamento.

A intenção da produção é conscientizar e passar mais informações sobre a doença de uma forma mais sensível e humanizada.

Confira o primeiro episódio da série:

2. Mulheres de Peito (2012, Paula Galacini)

Inspirado no livro “Força na peruca”, de Mirela Janotti, “Mulheres de Peito” é um documentário brasileiro que retrata o câncer de mama a partir dos pontos de vista de cinco mulheres que tiveram a doença.

Elas dão seus depoimentos e falam abertamente sobre os problemas e desafios que precisaram enfrentar durante o tratamento.

O filme sobre câncer de mama conta também com entrevistas de médicos e profissionais que lidam, mesmo que indiretamente, com a doença. Dessa forma, fabricantes de chapéus, criadores de roupas para mulheres que passaram por mastectomia e tatuadores também oferecem um amplo panorama sobre o câncer.

3. Aquarius (2015, Kléber Mendonça)

Este não é exatamente um filme sobre câncer de mama, mas uma produção que traz a doença em segundo plano, em diferentes situações da trama.

A personagem Clara, interpretada pela atriz Sônia Braga, passou por uma mastectomia e não reconstituiu a mama, levantando o debate sobre a questão da vaidade das mulheres que passam por esse procedimento.

“A cena em que ela tira a roupa [relevando só um seio e a cicatriz de uma mastectomia] e entra no chuveiro, no cinema, é uma metáfora. Clara é muito sincera, muito firme. Não vai reconstruir alguma coisa… Por que motivo, entende? Tenho grande admiração por mulheres que sobreviveram ao câncer.” comentou a atriz, em entrevista ao jornal El País.

O cinema internacional e o câncer de mama

A prevenção do câncer de mama também ganha destaque em diversas produções internacionais, assinadas por diretores renomados. Confira!

4. Ma Ma (2015, Julio Medem)

Nesta coprodução franco-espanhola, Magda, interpretada por Penélope Cruz, é diagnosticada com câncer de mama estágio 3.

Pouco tempo depois, outra notícia promete mudar ainda mais a vida da personagem: ela está grávida.

Diante dessa situação, ela parte para o desafio de enfrentar o câncer com o apoio de sua família, acreditando que a filha em seu ventre é capaz de ajudar em sua cura.

5. Why I Wore Lipstick to My Mastectomy (Lipstick) (2006, Peter Werner)

Este filme sobre câncer de mama conta a história da jornalista Geralyn Lucas, que ainda jovem é diagnosticada com a doença.

A protagonista, então, precisa tomar uma difícil decisão: optar entre a lumpectomia, que é a remoção da parte da mama afetada pelo câncer, ou a mastectomia, a remoção completaContudo, durante a luta contra a doença, Geralyn mantém o otimismo, representado simbolicamente por seu batom vermelho.

6. Já estou com saudades (Miss You Already) (2015, Catherine Hardwicke)

O filme apresenta a história de Jess e Milly, duas amigas de infância que seguiram caminhos diferentes em suas vidas - enquanto uma construiu uma carreira de sucesso, a outra, por sua vez, preferiu levar uma vida pacata ao lado do marido.

Tudo começa a mudar quando Milly é diagnosticada com câncer de mama, precisando do apoio da amiga, que acaba de ficar grávida.

Este é o momento em que a grande amizade entre as duas precisará se tornar o suporte necessário para o enfrentamento da doença.

7. Cinco pela cura (Five) (2011, Alicia Keys, Demi Moore, Jennifer Aniston, Patty Jenkins e Penelope Spheeris)

“Cinco pela cura” consiste em cinco pequenos filmes sobre câncer de mama produzidos pelo canal Lifetime, dos EUA, em 2011.

São cinco curtas-metragens que contam as histórias de cinco mulheres. Todos os filmes são dirigidos, também, por cinco mulheres diferentes: Alicia Keys, Demi Moore, Jennifer Aniston, Patty Jenkins e Penelope Spheeris.

Cada curta fala sobre uma fase diferente do câncer de mama, abordando os desafios do diagnóstico ao tratamento.

8. Unidas pela Vida (2013, Steven Bernstein)

Este filme sobre câncer de mama relata a história de Annie Parker que tem a vida revirada quando descobre que está com câncer, a mesma doença que provocou a morte de sua mãe e de sua irmã. 

Contudo, decidida a não desistir, ela conta com a ajuda de uma pesquisadora que está tentando provar que o câncer pode ser genético

Recheado de emoções e descobertas, este longa produzido pela Netflix em 2013 é uma grande inspiração.

9. Cristina (2016, Netflix)

Neste breve documentário de 2016 da Netlfix, conhecemos Cristina, de 37 anos.

Ela trava uma batalha contra o câncer de mama enquanto incentiva outros a aproveitarem o presente

O filme mostra os obstáculos que toda mulher enfrenta durante a doença: a descoberta, o tratamento e a família

No entanto, apesar de estar passando pelo momento mais difícil de sua vida, ela não desiste daquilo que acredita e continua lutando.

Resultado de imagem para cristina netflix

10. Lado a Lado (1998, Chris Columbus)

Uma jovem de doze anos e um garoto de sete, filhos de pais separados, não aceitam a nova namorada de seu pai

O garoto até tolera a situação, mas a adolescente não se conforma com o divórcio e com o fato de seu pai e a namorada viverem juntos, pois isso significa que as chances de reconciliação dos dois são quase nulas. 

No entanto, uma notícia inesperada faz com que a relação entre eles comece a mudar: a mãe das crianças descobre um tumor maligno na mama

Por esses motivos, todos precisam superar suas diferenças e se ajudarem. O longa é uma lição sobre a importância do amor e da caridade na batalha contra o câncer de mama

11. De Volta às Quadras (2013, Susan Seidelman)

Neste filme divertido e emocionante, um grupo de amigas aceita o desafio de retornar à antiga equipe de basquete do colégio e competir com as atuais vencedoras. 

Treinando o máximo possível, elas querem receber o prêmio para ajudar uma instituição que trata o câncer de mama.

Assistir a esse título é um ótimo exercício de conscientização sobre a doença com muita sensibilidade.

12. Uma Chance para Viver (2008, Dan Ireland)

Quem aí ama filmes baseados em histórias reais? Então essa é uma boa pedida!

Esse filme conta a história real do médico Dennis Slamon, que passou 12 anos pesquisando um medicamento chamado Herceptin, na tentativa de descobrir a cura para o câncer de mama. 

Por isso, ele arrecada fundos para sua investigação e recruta voluntários para testes clínicos, trazendo esperança a milhares de pacientes.

Atualmente, o medicamento já é usado no tratamento de até 25% dos casos de câncer de mama, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia.

13. Laços de Ternura (1983, James L. Brooks)

Enquanto a viúva Aurora dribla seus admiradores, a filha Emma enfrenta o lado duro da vida de casada: ela descobre uma traição do marido.

Mas uma surpresa ainda maior a aguarda depois de uma consulta médica de rotina: Emma é diagnosticada com câncer de mama.

Agora, ela precisa contar com o apoio da mãe para que consiga superar essa batalha. 

14. Doce Novembro (2001, Pat O’Connor)

Este filme é estrelado por Charlize Theron que, no papel da protagonista Sara Deever, conhece Nelson Moss (Keanu Reeves), após os dois não se entenderam muito bem na prova para tirar carteira de motorista. 

Entretanto, Sara recebe o diagnóstico de câncer de mama e precisa contar para Nelson, por quem se apaixona perdidamente.

Mais que entreter, o cinema mantém a sua função de levantar importantes debates na sociedade.

Mostrando diferentes realidades e tocando em pontos sensíveis, preconceitos podem ser quebrados com a ajuda dos filmes. E, assim, é possível aumentar o nível de conscientização e prevenção, tanto no câncer de mama quanto em outras doenças.

Gostou da lista de filmes sobre câncer de mama? Vá para o início da página e compartilhe nas redes sociais! Se você tiver a sugestão de alguma outra obra, escreva nos comentários.

Escrito por:
Impulso Filmes

Quem leu esse artigo, leu também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *