Bastidores: campanha “Heróis da Quarentena”

17.09.2020
categoria BLOG

Saiba como foi o processo de produção da campanha publicitária para a ABC da Construção

A campanha 

Todo projeto bem elaborado, parte de uma etapa inicial e crucial: o Briefing. Trata-seda organização de um "guia", contendo todas as informações importantes para execução do trabalho. Para a campanha "Heróis da Quarentena", nosso briefing era bem claro: produzir uma campanha publicitária para o ABC da Construção, homenageando três categorias profissionais que continuam em atividade durante o período da quarentena em decorrência do coronavírus: trabalhadores da construção civil, garis e caminhoneiros.

O objetivo? Destacar a importância desses trabalhadores, fazendo com que eles se sentissem valorizados e reconhecidos pelo grande serviço que prestam a toda sociedade. Briefing em mãos, hora de entender a complexidade do projeto e começarmos a definir as etapas de produção, de acordo com o escopo de cada episódio.  

Para isso, fizemos uma reunião online com a equipe da República Comunicação para afinar todas as arestas do projeto e planejarmos a melhor forma de executar os episódios.  

Com os detalhes e direcionamentos acertados, foi a vez do nosso time de produção cuidar da parte mais importante do projeto: encontrar os personagens e planejar toda logística de gravação para que nossos heróis realmente fossem pegos de surpresa.  Depois de muitos telefonemas com os familiares, equipe do ABC e parceiros, dividimos e cuidamos de cada episódio separadamente, tentando manter um planejamento de gravações mais assertivo possível. 

Produzindo cada episódio 

Episódio 01: Profissionais da construção civil 

Para o episódio dos profissionais da construção civil, contamos com os contatos prévios da agência, o que facilitou nossa produção de base. Conseguimos viabilizar a gravação no  Hospital Monte Sinai, em Juiz de Fora, que está passando por uma obra para a ampliação dos seus leitos de UTI. 

Com a locação escolhida, foi a vez do nosso diretor de fotografia, Kiko Barbosa, fazer uma visita prévia, para verificar as condições de iluminação e entender como as gravações poderiam ser feitas no local. 

 Gravação da montagem dos kits para presentar os profissionais homenageados no primeiro episódio da websérie.

Com a etapa concluída, ajustamos a ordem de gravações com a agência, para combinar a melhor forma de registrar a montagem dos presentes que seriam entregues aos profissionais. Tudo pronto? Hora da externa!   

Funcionários do Monte Sinai recebem kits do ABC.

Durante as gravações do primeiro episódio da websérie 'Heróis da Quarentena', no momento da surpresa para os profissionais da construção civil.

Episódio 02: Agentes de limpeza urbana

Para que esse filme saísse do papel, contamos com a ajuda do Demlurb, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana. Somente com a mediação da instituição foi possível ter acesso ao itinerário dos trabalhadores e organizar nossas gravações.  De posse da rota dos nossos heróis, definimos em qual loja ABC faríamos a surpresa. O Demlurb deu uma super força nos ajudando a abordar a equipe de limpeza responsável por aquela localidade. 

Com tudo mapeado, dividimos as gravações em duas etapas: acompanhamos o preparo dos trabalhadores antes de iniciarem o itinerário de coleta, e depois registramos o momento da surpresa, quando encontram os presentes durante a rotina de trabalho.  

Um dos desafios de produção foi gravar de forma ágil, para não atrasar a equipe durante a coleta.   

Tudo resolvido? 3, 2, 1 vai!  

Episódio 03: Caminhoeiros

Este, com certeza, foi o VT mais complexo em termos de produção. A homenagem do vídeo foi toda feita de forma secreta, sem que a personagem soubesse ou desconfiasse de algo. Fizemos uma verdadeira investigação para colher informações e produzir a homenagem parcaminhoneira Renata.  

Para isso, a ajuda da família da profissional foi crucial. Além de todo o sigilo necessário para não estragar a surpresa, a família separou os presentes e lembranças que viriam a compor a caixa de surpresas para Renata carregar na estrada.  A ideia era entregar à trabalhadora alguns objetos que despertassem sua memória afetiva, de forma amenizar as saudades de sua casa e da família.  As lembranças foram escolhidas à dedo por seus familiares.   

 Antes da surpresa para os caminhoneiros, registramos alguns detalhes das lembrancinhas enviadas especialmente pela família de cada um.

E a surpresa não parou por aí. Diferente dos episódios anteriores, também fomos até a casa da Renata para conhecer melhor a personagem e saber e de onde vem a paixão pelo trabalho. Conciliar as gravações com a rotina da caminhoneira foi uma tarefa difícil, mas conseguimos! 

O resultado 

Com a etapa de produção de cada episódio bem desenvolvida, as diárias de gravação seguiram de forma tranquila.  Os personagens foram abordados pela nossa equipe, mas não foram avisados de que a gravação fazia parte de uma homenagem. Todas as reações foram genuínas, mostrando a surpresa de todos eles.   

A websérie contou com a participação e colaboração de 16 trabalhadores, entre eles construtores civis, caminhoneiros e auxiliares de coleta – os heróis da quarentena.  

 Todos os episódios foram lançados no Youtube e nas redes sociais do ABC da Construção, somando já mais de 900 mil visualizações. 

Escrito por:
Impulso Filmes

Quem leu esse artigo, leu também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *