10 filmes inspiradores sobre o câncer

23.02.2024
categoria BLOG

Não é novidade para ninguém que a luta contra o câncer é um momento desafiador na vida de qualquer pessoa. Algumas histórias inspiradoras, inclusive, são retratadas no cinema como forma de gerar reflexão sobre a doença para dentro de casa.

Esses filmes abordam, de forma totalmente sensível e delicada, o câncer na vida de crianças e adultos — alguns baseados em fatos reais, e outros roteirizados como uma excelente história de ficção.

Independentemente da veracidade da história, filmes sobre o câncer podem nos ajudar a ver a doença de uma outra forma, tirando o tabu da palavra e deixando mensagens de esperança e aprendizado.

Por isso, pensando na importância desse assunto, separamos neste artigo os 10 filmes mais inspiradores sobre o câncer para você assistir e refletir sobre eles. Continue a leitura!

 

Os melhores filmes sobre o câncer

1. Antes de Partir (2007)

Não dá para começar a nossa lista de filmes sobre o câncer sem retratar o clássico Antes de Partir, um filme de Rob Reiner lançado em dezembro de 2007 nos Estados Unidos.

A obra conta a história de dois pacientes terminais em um mesmo quarto de hospital com ideologias e histórias completamente distintas. Pensando em aproveitar cada último minuto, ambos viajam pelo mundo para realizarem os seus últimos desejos.

Confira a sinopse do filme:

“O bilionário Edward Cole e o mecânico Carter Chambers são dois pacientes terminais em um mesmo quarto de hospital. Quando se conhecem, resolvem escrever uma lista das coisas que desejam fazer antes de morrerem e fogem do hospital para realizá-las.”

 

poster do filme antes de partir

 

2. Cartas para Deus (2010)

Como citamos anteriormente, os filmes sobre o câncer também retratam a história da doença em crianças, como é o caso da obra Cartas para Deus, do diretor David Nixon.

No filme, o personagem Tyler Doherty (Tanner Maguire) de oito anos possui câncer e escreve diariamente cartas para Deus, influenciando não só a sua vida, como também a de pessoas próximas. A obra é inspirada em uma história real.

“Um menino de apenas oito anos de idade tem câncer e escreve suas orações em cartas para seu amigo Deus. Buscando um sentido na vida, um carteiro encontra as orações do garoto e resolve ajudá-lo a mudar o destino de todos ao seu redor.”

 

poster para o filme cartas para Deus

 

3. Laços de Ternura (1983)

A obra do diretor James L. Brooks conta a história da viúva Aurora e sua filha Emma, que possuem uma relação difícil entre mãe e filha. 

Depois de um diagnóstico de câncer, as duas se reaproximam e passam a enfrentar juntas a doença. 

O filme levou o Oscar de 1984 de Melhor Filme e rendeu à equipe o Oscar de Melhor Atriz (Shirley MacLaine), Melhor Ator Coadjuvante (Jack Nicholson) e Melhor Roteiro Adaptado.

Veja a sinopse:

“Enquanto a viúva Aurora dribla seus admiradores, a filha Emma enfrenta o lado duro da vida de casada. Ela descobre que o marido de sua professora está tendo um caso com um dos estudantes. Mas uma surpresa ainda maior a aguarda depois de uma consulta médica de rotina.”

 

laços de ternura

 

4. Um Amor para Recordar (2002)

A obra baseada no homônimo (1999) do escritor Nicholas Sparks conta uma história comovente sobre o câncer, onde o garoto popular da escola Landon Carter (Shane West) recebe uma punição e é obrigado a participar de uma peça de teatro.

Entre os participantes da peça, ele conhece Jamie Sullivan, que vive uma vida totalmente contrária à de Landon. e faz de tudo para eles não se apaixonarem.

“Um jovem delinquente do ensino médio é obrigado a ser o tutor de uma escola de baixa renda. Lá, ele se apaixona pela filha do pastor e vive uma paixão cheia de diferenças e surpresas.”

 

um amor para recordar

 

5. Uma Chance para Viver (2008)

Um médico desenvolve uma droga experimental como um possível tratamento contra o câncer de mama. Ao lado da ajuda de amigos e filantropos, Dr. Dennis Slamon continua a aperfeiçoar o tratamento, que não funciona em todos os casos.

“Dennis Slamon trabalha com uma droga chamada Herceptin na tentativa de descobrir a cura para o câncer de mama. Ele arrecada fundos para sua pesquisa e recruta voluntários para testes clínicos, trazendo esperança a milhares de pacientes.”

 

 

Leia também: 14 filmes sobre câncer de mama para assistir e se conscientizar

 

6. Uma Prova de Amor (2009)

Outro filme sobre o câncer que retrata a doença em crianças é a produção norte-americana Uma Prova de Amor, do diretor Nick Cassavetes.

O filme conta a história de Anna, uma criança que foi concebida para ajudar a salvar a sua irmã Kate, que tem leucemia e possui poucos anos de vida. Cansada dos procedimentos médicos aos quais é submetida, Anna enfrenta os pais para lutar por emancipação.

Então, veja a sinopse:

“Anna Fitzgerald foi concebida para ajudar a salvar sua irmã doente. Em seu pouco tempo de vida, ela já passou por várias cirurgias na tentativa de curá-la. Agora, Anna leva seus pais ao tribunal, pois quer ser emancipada.”

 

 

7. Um Amor Verdadeiro (1998)

Esse filme sobre o câncer conta a história da família do jornalista George Gulden e sua esposa, Kate, que é diagnosticada com a doença. Depois da grande revelação, toda a família passa a intervir no relacionamento e acabam aprendendo várias lições sobre a vida.

“A escritora Ellen Gulden é filha de um dos mais respeitados jornalistas americanos, George Gulden, que tem dificuldade de demonstrar seu amor, e de Kate Gulden, que é totalmente aberta. Quando a mãe é diagnosticada com câncer, Ellen precisa intervir e acabará aprendendo mais sobre si mesma e sua família e a idiossincrasia do estilo de vida.”

 

um amor verdadeiro filme

 

8. Doce Novembro (2001)

O drama romântico de 2001 conta a história de Sara Deever (Charlize Theron), uma mulher sensível e carismática e Nelson Moss (Keanu Reeves), um homem insensível e materialista.

Depois do primeiro encontro, a vida dos dois nunca mais será a mesma. Então, confira a sinopse:

“Nelson é publicitário em São Francisco. Um dia ele conhece Sara, que é muito diferente de todas as outras mulheres em sua vida. Ambos concordam em se relacionar durante um mês, a título de experiência. Aquele novembro mudará suas vidas.”

 

 

9. A Culpa é das Estrelas (2014)

Esse filme sobre o câncer fez sucesso mundial contando a história dos adolescentes Hazel Grace Lancaster (Shailene Woodley) e Augustus Waters (Ansel Elgort) que se apaixonam e, juntos, viajam para Amsterdã para grandes descobertas.

“Hazel Grace Lancaster e Augustus Waters são dois adolescentes que se conhecem em um grupo de apoio para pacientes com câncer. Por causa da doença, Hazel sempre descartou a ideia de se envolver amorosamente, mas acaba cedendo ao se apaixonar por Augustus. Juntos, eles viajam para Amsterdã, onde embarcam em uma jornada inesquecível.”

 

a culpa é das estrelas poster do filme

 

10. Lado a Lado (1998)

A obra do diretor Chris Columbus conta a história da madrasta que faz tudo para agradar os filhos do seu novo namorado, uma jovem de doze anos e um garoto de sete.

Depois de inúmeras tentativas e conflitos familiares, a notícia sobre o câncer em um dos integrantes provoca mágoas e arrependimentos, ensinando todos sobre o amor e a importância da família.

“Uma jovem de doze anos e um garoto de sete, filhos de um casal separado, não aceitam a nova namorada de seu pai, uma bela e renomada fotógrafa de Nova York. O garoto ainda tolera a situação, mas a adolescente não se conforma com a separação e com fato de seu pai e a namorada viverem juntos, pois isso significa que as chances de reconciliação com sua mãe se tornam quase nulas. No entanto, uma notícia inesperada muda completamente a relação entre os familiares.”

 

lado a lado filme

 

O que achou da lista de filmes inspiradores sobre o câncer?

Compartilhe as sugestões nas suas redes sociais. Além disos, se você sentiu falta de alguma obra, escreva-a nos comentários!

 

impulso
Escrito por:
Impulso Filmes

Quem leu esse artigo, leu também

3 respostas para “Editor de vídeo: como se tornar um profissional de sucesso na área?”

  1. […] Leia também: Editor de vídeo: como se tornar um profissional de sucesso na área? […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.