Vinhetas: O que são, para que servem, como fazer?

23.02.2024
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Você deseja engajar o seu público desde o primeiro momento? 

A cada dia que passa, a quantidade de vídeos publicados no YouTube e outros canais de comunicação aumentam. Nesse sentido, é essencial utilizar ferramentas que destacam a sua empresa em meio a tanta competitividade.

As vinhetas são uma excelente forma de evidenciar a sua marca no mercado de trabalho e, neste artigo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de apresentação e como aplicar no seu negócio. Continue a leitura!

 

O que é uma vinheta?

Basicamente, vinheta é uma apresentação curta que marca o início e o fim de um vídeo.

Não existe uma regra básica nem limites para a criação de uma vinheta, mas, no geral, essa apresentação costuma ser utilizada para criar uma identificação com o público, sendo acompanhada com uma trilha sonora ou um visual diferenciado.

Essa trilha pode ser alegre, romântica, animada, dentre outras características — tudo depende para qual público é destinado sua produção e qual o seu objetivo.

A ideia de uma vinheta é que ela faça parte da identidade de marca do negócio e seja uma prévia do que as pessoas podem esperar dos vídeos. Veja alguns exemplos:

  • No YouTube, vlogueiros e influenciadores utilizam a vinheta para dividir o conteúdo e uma prévia do assunto;
  • Em cursos online ou lives, a vinheta é utilizada como abertura da transmissão ou do próprio conteúdo;
  • Em mídias como rádio, TVs e internet, a vinheta é utilizada de forma parecida no YouTube, isto é, para abrir e fechar blocos de intervalo ou encerrar programas. 

Independente da forma que a vinheta é utilizada, ela auxilia no engajamento dos vídeos e do canal. Continue a leitura e entenda mais sobre os benefícios dessa prática!

 

Por que usar uma vinheta?

Você provavelmente já ouviu falar da frase “a primeira impressão é que fica”, não é mesmo? Basicamente, essa frase indica que o primeiro contato do público com um produto ou serviço é o que vai marcá-lo sobre a sua empresa. 

Nesse sentido, é essencial optar por ferramentas que vão auxiliar a causar uma boa impressão do seu negócio — como as vinhetas!

Essa apresentação será o primeiro contato que o usuário terá com o vídeo, ajudando a mostrar um diferencial para a empresa ou canal. Como consequência, as vinhetas trazem mais autoridade para a marca e agregam valor ao conteúdo.

Um bom exemplo é o famoso “Plim Plim!” da Rede Globo, uma vinheta curta que deixou gravado na memória de inúmeras pessoas. O mesmo acontece na internet, como em serviços de streaming — outro exemplo é o “Tudum” da Netflix.  Em ambos os casos o recurso de áudio foi bastante trabalhado.

 

Como fazer uma vinheta?

vinheta

Como citamos anteriormente, não existe uma regra básica ou limites para a criação e o desenvolvimento de uma vinheta. Contudo, é preciso estar atento à alguns pontos para contribuir com a sua estratégia de divulgação.

Vamos conferir os principais?

 

1. Alinhamento com a marca

Pode até parecer uma informação óbvia, mas é essencial reforçar que a vinheta deve estar alinhada com a sua empresa. Portanto, crie uma estratégia coerente, evitando que haja ruídos na comunicação.

 

2. Tempo

Apesar de não existir um tempo específico para a criação de uma vinheta, é preciso ter bom senso. Certifique-se que ela não seja tão longa, lembrando que 10 segundos de duração já pode afastar o usuário do seu vídeo — o que definitivamente não é o seu interesse.

Em relação ao tempo, é importante lembrar que, apesar de importante, a vinheta não é o foco da sua produção. Portanto, insira informações importantes nela, mas não longas o suficiente para servir como informação principal.

 

3. Qualidade

Como estamos sempre falando aqui no blog da Impulso, é muito importante contar com a ajuda de profissionais para obter resultados profissionais!

Para a sua vinheta obter mais impacto, observe pontos importantes como qualidade da imagem, foco, elementos gráficos, dinâmica etc.

 

4. A escolha do momento

Como você já leu neste artigo, a vinheta é uma apresentação curta bastante utilizada no início e no fim de cada conteúdo. Contudo, existem outras situações em que o recurso é muito bem-vindo.

Um bom exemplo disso são os cursos online, em que a vinheta pode ser inserida poucos segundos após o começo do vídeo, como uma interrupção para uma nova aula ou um novo conteúdo. Dessa forma, a ferramenta gera curiosidade e prende a atenção do consumidor.

 

Produtora Impulso Filmes

 

No geral, a criação de uma vinheta é utilizada com imagens autorais ou bancos de vídeos, bancos de áudio e softwares de edição, como por exemplo o Audacity, Adobe Audition ou Sound Forge Pro.

Leia também: Editor de vídeo: como se tornar um profissional de sucesso na área?

 

A importância de investir em um conteúdo audiovisual de qualidade

Não é novidade para ninguém que o vídeo é o formato mais consumido na internet, passando a ser um cartão de visitas para as empresas. Muitos negócios, inclusive, utilizam dessa ferramenta como estratégia para vender mais, uma vez que o produto ou serviço oferecido por meio de vídeos torna-se muito mais atraente.

Em meio a tanta concorrência, é essencial destacar o seu negócio dos demais, utilizando recursos extras em uma produção, como é o caso das vinhetas. Investir em um conteúdo audiovisual de qualidade e diferenciado é uma excelente forma de obter ainda mais resultados e trazer um novo impacto para a sua empresa. 

Dessa forma, invista em produções de qualidade, criadas com observação e profissionalismo a partir dos princípios básicos da propaganda e marketing.

 

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Produtora Impulso Filmes

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