Retrospectiva 2015

30.12.2015
categoria BLOG

2015 já se despede e você certamente não vê a hora de ter um ano novinho em folha para colocar em prática novos projetos, novas ideias e cumprir todas as metas colocadas para 2016. Com a gente a sensação não é diferente. Porém, enquanto o champanhe não estoura e o ponteiro não marca o novo ano, relembre os principais trabalhos e conquistas da Impulso neste ano que já se despede.

Janeiro: Um ano cinematográfico

Logo no início já desconfiávamos que o ano seria de cinema. Demos o pontapé inicial de 2015 com a montagem do curta “Aqueles 5 Segundos”, uma coprodução entre Impulso, Unânima Filmes e Cafundó. O filme terá sua primeira exibição no Festival de Tiradentes, em 2016, e já estamos ansiosos para ver o resultado na telona. Enquanto o curta não nao estreia, você pode conferir outras informações do projeto na página do facebook.

Fotos: Diego Zanotti
Fotos: Diego Zanotti

Fevereiro: Nova cara, novos projetos

Fevereiro foi a vez de dar cara nova a Impulso. Entramos no segundo mês do ano estreiando nossa nova identidade visual, mais bonita, colorida e com a nossa cara. Projeto gráfico realizado por nossos amigos da inhamis que deram vida nova aos nossos materiais gráficos e online. O mês também marcou nossa primeira experiência na produção de um longa metragem. Abrimos mão da folia no carnaval para produzir o longa Estamos Vivos, em parceria com os cariocas da Cavideo e Roda Produtiva.

Parte da equipe do Longa Estamos Vivos.
Parte da equipe do longa Estamos Vivos.

Março: Música em movimento

Que a música é uma das nossas paixões não é segredo pra ninguem. E pra testar novos planos e cenários, Kiko Barbosa passou a mão na câmera e fez esse registro do nosso amigo Japa, que acabou virando o videoclipe de Kairós.

Abril: Mais conhecimento para mais pessoas

Desde o seu início a Impulso se propõe a levar novas técnicas e ideias para a nossa rede de amigos e parceiros através de minicursos e outros eventos. Abril de 2015 ficou marcado pela expansão desse horizonte com o Painel Audiovisual. O evento, realizado em conjunto com as parceiras da Valentina Produtora, contou com mais de 100 pariticpantes em dois dias de palestras, oficinas e muito conhecimento no Victory Business Hotel. Será que em 2016 ele estará de volta ?

Maio: Estamos na TV

Em parceria com o Prime Box Brazil, a Impulso levou aos assinantes de TV por assinatura 3 curtas juizforanos para a programação do canal. Um de nós morre hoje (Dir. Weiller Vilela e Gabriel de Almeida. Produção C.E Filmes), A Ratoeira (Dir. Diego Casanovas. Co-produção Refluxo Filmes e Impulso) e Cachorro Morto (Dir. Francisco Franco. Produção: Inhamis) compõem a programação de curtas do canal até o início de 2016.

Junho: Websérie Gente-Awá

O projeto financiado pelo Ministério da Justiça, foi produzido pelos nossos parceiros da Noctua - Ideias e Conteúdo. A Impulso.hüb contribuiu na montagem e assina a finalização e vinheta do projeto. São cinco episódios que documentam a luta indígena pela terra no Brasil. Ainda dá tempo de conhecer esse importante trabalho que com certeza marcou nosso 2015.

Julho: Quando a história de um homem tem o seu valor

O sétimo mês do ano marcou a estreia do videoclipe “Mundo Interior”, música dos nossos parceiros do Sóparent com a participação especial de Fernando Anitelli (O Teatro Mágico). Mesclando videoclipe e documentário, contamos 4 histórias de superação que resultaram em num trabalho que nos fez ter a certeza de que escolhemos a profissão certa para significarmos nossas vidas de alguma maneira.

Agosto: Desenrolando Barbante

Em agosto iniciamos as gravações do nosso curta-metragem Barbante. O projeto, elaborado pelo nosso editor Daniel Couto, foi contemplado pela Lei Murilo Mendes e foi nossa primeira experiência totalmente autoral no universo do cinema. Muita gente bacana envolvida nesse projeto e muita história pra contar e lembrar. Enquanto o filme não estreia,  você pode acompanhar os bastidores da produção através do instagram @barbanteofilme e na página do filme.

Laura Cardoso e Richard Oliveira gravam cena do curta Barbante.
Laura Cardoso e Richard Oliveira gravam cena do curta Barbante.
Pedro Costa e Vinicius de Oliveira gravam ensaiam para cena.
Pedro Costa e Vinicius de Oliveira  ensaiam para cena.

Setembro: Mais minicursos

Passado o furacão Barbante, Setembro figurou como o mês de muitos aniversários para a equipe da Impulso.  Além de festejar, trabalhamos bastante e botamos em prática mais um minicurso voltado para a elaboração de projetos audiovisais propostos a Lei Murilo Mendes 2015. Uma tarde de muita troca de experiência com Cézar Campos e que rendeu diversos projetos aprovados pelos participantes do workshop.

Cézar Campos ministra o minicurso "Elaboração e Formatação de Projetos Audiovisuais".
Cézar Campos ministra o minicurso "Elaboração e Formatação de Projetos Audiovisuais".

Outubro - Novo site, novos prêmios, novos aprendizados

Certamente um dos meses mais produtivos do ano.  Além da estreia do nosso novo site, trouxemos para Juiz de Fora Osvaldo Ferreira, técnico de som de televisão e cinema, para uma oficina com muita prática e conhecimento na área de captação de som direto. Para fechar o mês, ainda tivemos uma grata surpresa: o curta-metragem Véspera (Dir. Analu Pitta e Rodrigo Souza), que contou com a Impulso nas etapas de captação, montagem e pós, levou os prêmios de Melhor filme pelo Júri Popular e Técnico do Festival Primeiro Plano. Um honra para nós.

Sandra Emília protagoniza Silvia, no curta-metragem "Véspera".
Sandra Emília protagoniza Silvia no curta-metragem "Véspera".

Novembro: 2 anos de estrada

Chegamos em novembro firmes e fortes comemorando 2 anos de muitas conquistas. Festejos a parte, o mês foi marcado pelo TEDx Morro do Imperador, evento para o qual desenvolvemos  toda parte audiovisual como a animação de abertura, cobertura e captação dos Talks.

Dezembro - O que vem por aí ?

O último mês do ano! Hora de matar os últimos trampos, botar ordem na casa, planejar o que vem por aí e descansar bastante, afinal, nós merecemos. O que aprontamos neste mês, você descobre em Janeiro, quando o resultado dos trabalhos serão divulgados. Fiquem de olho. 2016 promete e vem muita novidade por aí. Boas festas!

Escrito por:
Impulso Filmes

Quem leu esse artigo, leu também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *