Vídeos corporativos: o que são e por que investir neles?

10.02.2020
categoria Sem categoria

Não é segredo para nenhum empreendedor ou diretor de marketing a importância do uso de vídeos corporativos para a divulgação de uma empresa.

Afinal, 85% das pessoas que assiste um vídeo sobre um produto dizem ficar mais inclinadas a realizar a compra, de acordo com dados levantados pelo Media Button.

Os vídeos corporativos são essenciais para destacar os diferenciais competitivos de uma empresa. E além disso, ajudam a marca a construir relevância frente aos concorrentes.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que são os vídeos corporativos e porque você deve separar uma fatia do orçamento para investir neles, você está lendo o artigo certo. 

O que são os vídeos corporativos?

Um vídeo corporativo tem como principal característica divulgar trabalhos já realizados por uma empresa, mostrar o potencial do seu serviço e/ou apresentar um produto.

Além de geralmente ser direcionado a um público externo, também pode ser exibido dentro da própria empresa, procurando aumentar o engajamento de seus colaboradores, parceiros e sócios.

Há, ainda, quem tenha dúvida sobre as diferenças entre o vídeo institucional e o vídeo corporativo. 

O vídeo institucional possui como objetivo principal apresentar a empresa em si, contando sua história, missão e valores. De certa forma, é classificado como um vídeo corporativo.

No entanto, um vídeo corporativo, em geral, visa divulgar o trabalho realizado pela empresa, expondo produtos, serviços e conquistas para os clientes. 

Utilizar o formato de vídeo corporativo para convencer clientes e potenciais clientes é estratégico pelo alto grau de penetração e atratividade dessa mídia.

Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa da Video Brewery, dos 80% que afirma se lembrar de ter visto um anúncio nos últimos 30 dias, 46% tomou alguma ação a partir dele, como olhar mais informações sobre o produto, visitar o site da empresa anunciante ou até mesmo comprar o produto em destaque.

E esse outro dado da Forrester Research mostra que 75% dos colaboradores e executivos em geral estão muito mais propensos a ver um vídeo do que ler apenas texto. 

Em resumo, é hora de apostar nesse formato para enriquecer sua estratégia de comunicação e alcançar melhores resultados!

Quais são os principais tipos de vídeos corporativos?

Os vídeos corporativos podem ser feitos em diferentes formatos, cada um com uma estratégia específica para alcançar seu público alvo.

Conheça os principais tipos:

1. Vídeo tutorial

Sua empresa pode ficar mais conhecida e se promover por meio dos vídeos corporativos em formatos de tutoriais. 

Ao se tratar de tipos de vídeos corporativos, os tutoriais são um ótimo conteúdo para esclarecer dúvidas – seja para clientes ou colaboradores.

A ideia do vídeo tutorial é simples: ao invés de contar de maneira escrita o que deve ser feito, essa ação deve ser mostrada em formato de vídeo.

2. Webinários ou live

Os webinários (ou webinars) também são um dos tipos de vídeos corporativos que ganham cada vez mais adeptos. 

Esse formato é essencial para aumentar a autoridade e credibilidade de uma empresa. 

Isso porque, em um webinário, um especialista sobre o assunto irá falar sobre um tema que possui domínio – seja ele qual for.

Para se ter uma ideia, de acordo com o Social Media Today, as pessoas passam mais tempo assistindo vídeos do Facebook Live do que vídeos que não são ao vivo.

3. Vídeo institucional

Por meio do vídeo institucional, é possível:

  • apresentar um conceito;
  • divulgar a identidade organizacional da sua empresa (missão, visão e valores);
  • lançar um novo produto ou serviço;
  • contar uma história ao seu público.

Além disso, é possível utilizar o depoimento de pessoas relevantes, sempre de acordo com o objetivo do vídeo.

Assim, pode coletar informações de colaboradores, do dono da instituição, de clientes, parceiros, entre outros.

Para o público interno, o vídeo institucional é importante para que os colaboradores conheçam melhor a empresa e sintam-se mais próximos a ela. 

4. Vídeo FAQ

Os vídeos corporativos em formato de FAQ podem ser uma ótima opção para responder dúvidas frequentes – de clientes ou das equipes da empresa.

As pessoas absorvem melhor o conteúdo quando ele é feito de maneira audiovisual do que apenas escrita. 

Assim sendo, pode ser uma solução para facilitar a comunicação da empresa com seu público. 

Também, ajuda na resolução de dúvidas de maneira prática e ágil, uma vez que não será preciso ficar repetindo a resposta para as dúvidas. 

Por que investir em vídeos corporativos para o seu negócio?

Apresentados os tipos de vídeos corporativos, é hora de fazer você entender de uma vez por todas por que eles são indispensáveis para o seu marketing.

Sendo assim, separamos 5 motivos para que você invista em vídeos corporativos ainda neste início de ano. Confira!

Agrega valor à marca

Um vídeo corporativo permite que os clientes e investidores conheçam a empresa e todo seu potencial de uma maneira rápida e eficaz, além disso transmite autoridade.

Lançamento de produtos e serviços

Os vídeos corporativos ajudam a empresa a agregar valor a determinado produto ou serviço, podendo auxiliar no lançamento ou divulgação.

Fala muito em pouco tempo

Você já ouviu falar que uma imagem vale mais do que mil palavras? Pois saiba que um minuto de vídeo vale quase dois milhões de palavras.

Isso quer dizer que é possível explicar muito sobre diversos assuntos em poucos minutos, ou seja, transmitir informações importantes sobre a sua instituição, produtos e serviços, permitindo assim uma comunicação mais eficiente! 

Transmite emoções 

O vídeo pode trazer uma emoção que dificilmente um texto traria, seja a sensação de objetividade e clareza ao falar de determinados assuntos, ou ainda humor, urgência e inspiração.

Isso ocorre pois o vídeo conta não só com o texto propriamente dito mas também com imagens e, principalmente, a música.

Vídeos corporativos geram mais engajamento nas redes sociais

O Facebook está dando cada vez mais destaque e relevância para os conteúdos em vídeo e as empresas estão se aproveitando disso para ter ótimos resultados. E isso é real.

De acordo com mais um dado do Buzzsumo, conteúdos em vídeo tem conseguido gerar muito mais engajamento (likes e shares) do que aqueles que tem só texto, links ou imagens.

Já no Twitter, por exemplo, de acordo com uma pesquisa da própria rede, 80% dos usuários já assiste vídeos e esses conteúdos podem gerar mais do que o dobro de engajamento se comparados a apenas textos ou imagens. 

E então? Convencido do poder dos vídeos? Pense em como eles podem ser utilizados na sua estratégia em 2020 e prepare-se para colher os excelentes frutos dessa estratégia. 

E a boa notícia é que podemos te ajudar nessa empreitada. Aqui na Impulso, trabalhamos produção de vídeos institucionais, comerciais, animação 2D e vários outros tipos de vídeos corporativos.

Se você está procurando uma boa produtora de vídeo para fazer seus vídeos corporativos, conheça o nosso portfólio e peça um orçamento!

Banner para solicitar orçamento, no artigo "Vídeos corporativos"

Escrito por:
Impulso Filmes

Quem leu esse artigo, leu também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *